Dia 8 de Dezembro - IMACULADA CONCEIÇÂO

No próximo dia 8 de Dezembro, a Igreja Católica celebra o dogma da Imaculada Conceição (Concepção) de Nossa Senhora, definido pelo Papa Pio IX em 1854.

Através deste dogma a Igreja proclama que a Virgem Maria, Mãe de Jesus e Mãe da Igreja, foi concebida, por um acto de graça especial, sem "pecado original", logo, isenta de qualquer mancha de pecado. 


Numa das aparições de Nossa Senhora em Lourdes (França), a Bernadette Soubirous (25 de Março de 1858, Festa da Anunciação), a rapariguinha pediu: "A Senhora quer ter a bondade de me dizer o Seu nome?". Nossa Senhora respondeu-lhe, utilizando o dialecto dos Pirinéus: "Que soy era Immaculado Counceptioun" ("EU SOU A IMACULADA CONCEIÇÃO").

Em 1646, D. João IV coroou a imagem da Imaculada Conceição de Vila Viçosa. A partir de então, os reis de Portugal nunca mais usaram coroa.

Dogma da Imaculada Conceição

O Dogma da Imaculada Conceição estabelece que Maria foi concebida sem mancha de pecado original. O dogma foi proclamado pelo Papa Pio IX, no dia 8 de Dezembro de 1854, na Bula Ineffabilis Deus.

"Declaramos, pronunciamos e definimos que a doutrina que sustenta que a Santíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua concepção, foi por singular graça e privilégio de Deus omnipotente em previsão dos méritos de Cristo Jesus, Salvador do género humano, preservada imune de toda mancha de culpa original, foi revelada por Deus, portanto, deve ser firme e constantemente crida por todos os fiéis."

Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Quem é o acólito?

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

Tempo Pascal são cinquenta dias!

O sacrário rotativo da Igreja Paroquial de Constantim – Vila Real

O abraço da paz

Os cinco defeitos de Jesus