Mandamentos de Serenidade - Papa São João XXIII


Mandamentos de Serenidade


1.- Hoje, apenas hoje… procurarei viver exclusivamente este meu dia, sem querer resolver os problemas da minha vida, todos de uma vez.

2.- Hoje, apenas hoje… terei o máximo cuidado com o meu modo de tratar os outros: delicado nas minhas maneiras; não criticar ninguém; não pretenderei melhorar ou disciplinar ninguém, senão a mim mesmo.

3.- Hoje, apenas hoje… me sentirei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz, não só na vida eterna, mas também neste mundo.

4.- Hoje, apenas hoje… me adaptarei às circunstâncias, sem pretender que as circunstâncias se adaptem todas aos meus desejos.

5.- Hoje, apenas hoje… dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, lembrando-me de que assim como é preciso comer para sustentar o meu corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida da minha alma.

6.- Hoje, apenas hoje… praticarei uma boa acção sem contá-la a ninguém.

7.- Hoje, apenas hoje… farei uma coisa que não gosto e, se for ofendido nos meus sentimentos, procurarei que ninguém o saiba.

8.- Hoje, apenas hoje… farei um programa bem completo do meu dia. Talvez não o execute perfeitamente, mas, em todo o caso, vou fazê-lo. Proteger-me-ei de duas calamidades: a pressa e a indecisão.

9.- Hoje, apenas hoje… ficarei bem firme na fé de que a Divina Providência se ocupa de mim, mesmo que as circunstâncias manifestem o contrário.

10.- Hoje, apenas hoje… não terei medo de nada; em particular, não terei medo de desfrutar do que é belo, e não terei medo de crer na bondade.


Papa João XXIII

Textos mais lidos!

Levar a comunhão aos doentes

Nesta Quaresma... não te contentes

O abraço da paz

Quem é o acólito?

Encontros da Catequese

Os cinco defeitos de Jesus

Oração da Serenidade

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)