Santa Luzia - orago dos cegos e padroeira das coisas da vista


Hoje é dia de Sta Luzia!


Santa Luzia pertencia a uma rica família de Siracusa, na Itália, tendo recebido óptima formação cristã, ao ponto de Luzia ter feito um voto de viver virgindade perpétua.

Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe a queria casada com um jovem de distinta família, porém pagão.

Nessa ocasião, sua mãe adoece gravemente e Luzia, que era devota de Santa Águeda, leva sua mãe à tumba da santa. Milagrosamente, sua mãe recupera a saúde e acaba concordando que a filha seguisse a vida que escolhera, consentindo também, que distribuísse seu rico dote entre os pobres.

O noivo rejeitado vingou-se, entregando Luzia como cristã ao procônsul. Este ameaçou Luzia de colocá-la no prostíbulo e sua resposta foi: "O corpo contamina-se se a alma consente". Assim sendo, dezenas de soldados tentaram carregá-la, mas o corpo de Luzia pesava muito, nada conseguindo.

Contam que enquanto estava presa, arrancaram-lhe os olhos, mas no dia seguinte estavam novamente perfeitos. Por este milagre é que ela é venerada como protectora dos olhos.

Santa Luzia, não querendo oferecer sacrifício ao deuses e nem quebrar o seu santo voto, foi decapitada em 303, para assim testemunhar com a vida - ou morte - o que disse: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade".

Tradição relacionada com Sta Luzia:

No dia de Santa Luzia (13 de Dezembro), em Vila Real, as raparigas dão o "pito" aos rapazes. Os "pitos" são uma especialidade de Vila Real, feita de farinha de trigo, açúcar e doce de calondro (abóbora), de fabrico tradicional e sabe-se lá porque é que o povo lhe pôs em cima tanta malícia!...

Os "pitos" de Sta Luzia estão, por sua vez, relacionados com as "ganchas" de São Brás (tradição que também apenas existe em Vila Real).

Santa Luzia venera-se, com festa neste dia 13 de Dezembro, na respectiva capela, localizada na localidade de Vila Nova, freguesia de Folhadela. Também se celebra em Ermida (Capela de S. Gonçalo) e em Vila Marim.

Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Quem é o acólito?

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

Tempo Pascal são cinquenta dias!

Oração da Serenidade

O abraço da paz

O sacrário rotativo da Igreja Paroquial de Constantim – Vila Real