Jornal "Avé Maria" - Nº 2591 (Semanário) - Vila Real - 2 de Janeiro de 2011


O Direito à Fé

Num ano marcado pela discriminação e por actos de violência e de intolerância religiosa tão graves, em tantas partes do mundo, a mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial da Paz subordina-se ao tema: "Liberdade Religiosa, Caminho para a Paz".

A liberdade religiosa é um direito, não uma concessão ou um privilégio. É um direito fundamental. Ninguém pode ser obrigado a professar uma fé concreta, nem pode ser impedido de viver a sua fé em privado e em público. Os Estados têm obrigação de garantir este direito aos seus cidadãos, mesmo às minorias.

Graças à Ajuda à Igreja que Sofre, hoje conhecemos a situação no mundo inteiro. E há tanta falta de liberdade nos países muçulmanos, na China, Vietnam, Coreia, Índia, Paquistão...

As religiões devem jogar um papel decisivo na construção da paz. Nenhuma goza de exclusividade e todos hão-de contribuir para a tolerância, paz, fraternidade.

***

Diz a Sagrada Escritura:
«O Senhor te abençoe e te proteja. O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te seja favorável. O Senhor volte para ti os seus olhos e te conceda a paz(Nm. 6, 24-26)

***

O ano agora acabado
Nem o louvo nem rerovo:
Porque o passado é passado
E hoje importa mais o novo.

Com certeza, o maior bem
É o tempo que ainda temos
E, por isso, nos convém
Que nunca o desperdicemos.

Textos mais lidos!

Levar a comunhão aos doentes

Nesta Quaresma... não te contentes

O abraço da paz

Quem é o acólito?

Encontros da Catequese

Os cinco defeitos de Jesus

Oração da Serenidade

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)