Todos iguais

Todos iguais

É frequente encontrarmos cristãos que não se consideram parte responsável na Igreja. Se é verdade que o Papa e os Bispos constituem a Igreja docente, nem por isso os outros são menos responsáveis.

Concepção errada a dos cristãos que, ao falarem da Igreja, não se consideram pertencer-lhe ou como se existissem diversas categorias de cristãos, como alguém escreveu, os que alinham na primeira divisão – os bispos, os da segunda – os padres e os da terceira – os leigos, e até na regional – seriam as mulheres…

De maneira nenhuma! Todos os baptizados formam a Igreja, iguais em dignidade mas com funções diferentes. Não há supercristãos e minicristãos. O Concílio Vaticano II fala da igualdade dos membros da Igreja: “comum a dignidade dos membros, comum a graça de filhos, comum a vocação à perfeição. Nenhuma a desigualdade entre cristãos…

E porquê? Porque todos recebemos o mesmo baptismo.

*****

Diz a Sagrada Escritura: «Todos nós, embora sejamos muitos, formamos um só Corpo com Cristo, e estamos unidos uns aos outros, como membros desse mesmo Corpo(1 Cor . 6, 15)

*****

Quando se fala em Igreja,
Não se trata do edifício
Onde, em santo sacrifício,
O Povo reza e festeja.

É a Família infinita
De irmãos na Terra e nos Céus,
Em que o Pai é o próprio Deus
E a Mãe, a Virgem bendita.

Jornal "Avé Maria" (Semanário), Vila REal, 10 de Julho de 2011

Textos mais lidos!

Levar a comunhão aos doentes

Nesta Quaresma... não te contentes

O abraço da paz

Quem é o acólito?

Encontros da Catequese

Os cinco defeitos de Jesus

Oração da Serenidade

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)