Dia Mundial das Missões

O Dia Mundial das Missões, que hoje [23 de Outubro] se celebra, coloca-nos a todos nós, cristãos, perante o mandato de Jesus: “Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura” (Mc. 16, 16).

Anunciar o Evangelho constitui, de facto, a graça e a vocação própria da Igreja, da sua identidade mais profunda. A Igreja existe para evangelizar”, escreveu Paulo VI no nº14 da E.N.(*)

O Pai enviou ao mundo o seu Filho – o Missionário por excelência – que, por sua vez, envia a Igreja. Ser missionário é a nossa missão, o melhor e mais importante serviço que podemos prestar ao mundo. Nada o pode substituir ou antepor. Nas Terras de Missão ou da Velha Cristandade… o cristão é chamado a ser missionário.

Hoje rezemos pelas Missões e pelos Missionários e ajudamos, dando daquilo que o Senhor nos dá, para que a Palavra de Deus chegue a toda a gente.

*****

Diz a Sagrada Escritura: «Depois da vinda do Espírito Santo, os Apóstolos partiram e foram pregar por toda a parte. O Senhor cooperava com eles, confirmando a sua palavra com os milagres que a acompanhavam». (Mc. 16, 20)


*****

Os cristãos que se recordem
Que Jesus não deu conselho:
O que Ele deu foi a ordem
De ir pregar o Evangelho.

Se a vida não te consente
Ir trabalhar nas missões,
Deves lá estar presente
Com dádivas e orações.

(*) Exortação Apostólica do Papa Paulo VI, ao Episcopado, ao Clero, aos Fiéis de toda a Igreja, sobre a Evangelização no mundo contemporâneo.
Partes que a compõem: Introdução; I. De Cristo evangelizador a uma Igreja evangelizadora; II. O que é evangelizar?; III. O conteúdo da evangelização; IV. As vias de evangelização; V. Os destinatários da evangelização; VI. Os obreiros da evangelização; VII. O espírito da evangelização; Conclusão.

In Jornal “Avé Maria” (Semanário) – Vila Real, 23 de Outubro de 2011

Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Quem é o acólito?

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

Tempo Pascal são cinquenta dias!

O abraço da paz

O sacrário rotativo da Igreja Paroquial de Constantim – Vila Real

Oração da Serenidade