O “Sacramento” da Quaresma

Os textos da Quaresma, quadra litúrgica em que vamos entrar, falam-nos do “sacramento da Quaresma”. “Sacramento” quer dizer “sinal” e a Quaresma é verdadeiro sacramento, é sinal eficaz da salvação que o Senhor nos oferece.

O mais importante não é o que nós faremos – mais penitência e oração, mas o que o Senhor quer fazer em nós e connosco. A graça que Ele nos comunica é mais importante que as nossas orações, penitências e renúncias.

São 40 dias de escuta da Palavra de Deus, de caminhada com os olhos n’Ele, de preparação, na alegria para a Páscoa… mais importante que a Quaresma.

O Concílio recomenda-nos: “Ponham-se em relevo, tanto na Liturgia como na catequese litúrgica, os dois aspectos característicos do tempo quaresmal, que pretendem, preparar os fiéis, (…) que devem ouvir com mais frequência a Palavra de Deus e dar-se à oração com mais insistência, para a celebração do mistério pascal” (SC.10)

*****

Diz a Sagrada Escritura: «Tende cuidado em não praticar as vossas boas obras diante dos homens para sedes vistos por eles». (Mt. 6, 1)

*****

Quaresma é tempo de calma
E de olhar mais para dentro,
Para o mistério do centro
A que nós chamamos alma.

Não queiras ser um cristão
Só de jejuns e abstinências
Que a melhor das penitências
É mudar o coração.

In Jornal “Avé Maria” (Semanário) – 19 de Fevereiro de 2012

Sem comentários:

Também poderá gostar de ler sobre...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...