O silêncio dos atos litúrgicos



A participação nas celebrações litúrgicas, como o Senhor disse a Moisés, exige que descalcemos os sapatos porque a terra que pisamos é sagrada. Exige silêncio.


Fazer o silêncio não é apenas eliminar o ruído exterior. 

Se queremos fazer verdadeira experiência de Deus e participar nos atos comunitários da fé… é indispensável o silêncio exterior mas também o interior, evitar tudo o que nos possa distrair e calar a nossa imaginação, para escutarmos a Palavra de Deus, a interiorizarmos e, depois, a levarmos para o concreto do nosso dia-a-dia.

Se descuidarmos o silêncio nas celebrações, não é possível o encontro com Deus: «Moisés e os sacerdotes levíticos falaram assim: “Cala-te e escuta, ó Israel”» (Dt. 27,9).

Cala-te e escuta”. Duas palavras que indicam outras atitudes dos crentes. Fiel é aquele que se cala, escuta, obedece e, depois, procura pôr em prática a Palavra de Deus.

*****

Diz a Sagrada Escritura: «Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para vos tornardes notados por eles; de outro modo, não tereis nenhuma recompensa do vosso Pai que está nos Céus(Mt. 6)

*****

Todo o cristão deve crer
Que o Evangelho é força e luz,
Só pelo facto de ser
A Palavra de Jesus.

Sendo assim, é evidente
Que, se a Palavra nos fala,
A Vida estará presente
Em quem souber escutá-La.

In Jornal “AVÉ MARIA”

Textos mais lidos!

Levar a comunhão aos doentes

Nesta Quaresma... não te contentes

O abraço da paz

Quem é o acólito?

Encontros da Catequese

Os cinco defeitos de Jesus

Oração da Serenidade

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

VIA LUCIS - Caminho da Luz