O silêncio dos atos litúrgicos

A participação nas celebrações litúrgicas, como o Senhor disse a Moisés, exige que descalcemos os sapatos porque a terra que pisamos é sagrada. Exige silêncio.

Fazer o silêncio não é apenas eliminar o ruído exterior. Se queremos fazer verdadeira experiência de Deus e participar nos atos comunitários da fé… é indispensável o silêncio exterior mas também o interior, evitar tudo o que nos possa distrair e calar a nossa imaginação, para escutarmos a Palavra de Deus, a interiorizarmos e, depois, a levarmos para o concreto do nosso dia-a-dia.

Se descuidarmos o silêncio nas celebrações, não é possível o encontro com Deus: «Moisés e os sacerdotes levíticos falaram assim: “Cala-te e escuta, ó Israel”» (Dt. 27,9).

Cala-te e escuta”. Duas palavras que indicam outras atitudes dos crentes. Fiel é aquele que se cala, escuta, obedece e, depois, procura pôr em prática a Palavra de Deus.

*****

Diz a Sagrada Escritura: «Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para vos tornardes notados por eles; de outro modo, não tereis nenhuma recompensa do vosso Pai que está nos Céus(Mt. 6)

*****

Todo o cristão deve crer
Que o Evangelho é força e luz,
Só pelo facto de ser
A Palavra de Jesus.

Sendo assim, é evidente
Que, se a Palavra nos fala,
A Vida estará presente
Em quem souber escutá-La.

In Jornal “AVÉ MARIA” (Semanário) - Vila Real, 04.03.2012

Sem comentários:

Também poderá gostar de ler sobre...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...