Dia Diocesano do Catequista e do Animador Juvenil 2012

Ontem, dia 5 de Outubro, celebrou-se, no Colégio Salesiano de Poiares, o Dia Diocesano do Catequista e do Animador Juvenil.

Após o acolhimento e distribuição de documentação, a jornada de trabalho começou com uma breves palavras de boas vindas e apresentação dos presentes, por Arciprestados e Paróquias, sob a orientação do Pe. Manuel Queirós, responsável pelo Secretariado Diocesano da Educação Cristã) e a Oração da Manhã.


Depois, os presentes tiveram oportunidade de ouvir o Director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, Pe. Eduardo Novo, falar sobre esta estrutura da Igreja Católica em Portugal, do respectivo funcionamento, objectivos e plano de actividades para 2012/2013.


Dois elementos da Paulus Editora fizeram uma apresentação detalhada e muito interessante do Catecismo Jovem da Igreja Católica: YOUCAT. Fizeram, ainda, o sorteio de um exemplar do YOUCAT, do Livro de Orações para os Jovens YOUCAT e da Agenda 2013 YOUCAT entre todos os presentes.


No final, o Director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil ofereceu aos responsáveis pelos Secretariados Diocesanos da Educação Cristã e da Pastoral Juvenil duas “oliveiras bonsai”.


Durante toda a manhã, esteve presente e em lugar de destaque, a cruz que o Papa Bento XVI, nas Jornadas Mundiais da Juventude de 2011 (realizadas em Madrid) entregou aos jovens portugueses, em representação dos jovens da Europa.


Da parte da tarde, após o almoço, tivemos oportunidade de ficar a conhecer os Planos Anuais de Actividade do Secretariado Diocesano da Educação Cristã (vários elementos) e do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (Pe. Pedro).





Logo depois, o nosso Bispo, D. Amândio Tomás, dirigiu-nos umas breves palavras essencialmente focadas no tema para o Ano Pastoral de 2012/2013: “Ele vos ensinará” (Jo 14, 16), lembrando-nos que este "Ele" É o Espírito Santo!


O dia de trabalhos terminou com a Celebração do Compromisso e Envio, presidida pelo Senhor Bispo.

Já passava das 17h quando os participantes nesta iniciativa começaram a regressar às suas casas.

Uma palavra para o extraordinário “animador de serviço”: obrigado!

Da Paróquia de Constantim participaram 3 catequistas.

Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Quem é o acólito?

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

Tempo Pascal são cinquenta dias!

Oração da Serenidade

O abraço da paz

O sacrário rotativo da Igreja Paroquial de Constantim – Vila Real