Quem é o catequista?


Quem é o catequista?
Tantos livros a tentar explicar quem é e quem deve ser o catequista! Algumas ideias resumidas:

Um animador
O grupo cresce na interacção com a pessoa do catequista. O catequista define com o grupo dos catequizandos as tarefas e as regras do grupo. Quando as crianças são acolhidas de coração aberto, sem preconceitos, na realidade do que são, deixam-se envolver e seguem quem está disposto a dar a vida, tempo e paciência por elas.

Um iniciador
O catequista ajuda as crianças a orientarem-se. “Inicia” gradualmente os catequizandos a cada uma das dimensões da vida cristã.

Um guia
O catequista é um companheiro de caminho que faz descobrir a beleza da vida e do Evangelho. E faz isto sem exigir, sem ser pesado. Prefere fazer uma oferta livre. Só assim os catequizandos crescem verdadeiramente

Memória
Fazer catequese é passar a outros o que se recebeu. O catequista oferece o que os cristãos acreditam, vivem e testemunham desde há 2000 anos. Mas “fazer memória” não é “dar lições”; não diz respeito apenas à inteligência, ao saber. É, antes de mais, vida e coração.

Acompanhante
Acompanhar é ir a algum lado com alguém. O catequista partilha uma meta com os seus catequizandos. Acompanhar é pôr-se a caminho, mesmo sem lá chegar ainda.

Retirado de: Agenda Catequistas 2012/13 – Edições Salesianas

Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Quem é o acólito?

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

Tempo Pascal são cinquenta dias!

Oração da Serenidade

O abraço da paz

O sacrário rotativo da Igreja Paroquial de Constantim – Vila Real