Missão da Igreja num país em crise

O momento socioeconómico que Portugal atravessa está a ser difícil para muitos portugueses. A Igreja é sensível ao sofrimento de todos, particularmente dos mais pobres e dos desempregados, independentemente da fé que professam.

A doutrina social da Igreja, que temos sempre o dever de anunciar, ilumina a realidade, interpela a consciência dos intervenientes na coisa pública e sugere atitudes que exprimam valores.

- Prioridade na busca do bem-comum. Esta primazia da busca do bem-comum de toda a sociedade atinge todas as pessoas e todos os corpos sociais. As diferenças são legítimas, mas a unidade na procura do bem-comum é sempre necessária e indispensável.

- Direito ao trabalho. Este não pode ser concebido apenas como forma de manutenção económica, mas como meio de realização humana.

- Estabilidade política. Todos sabemos que, para superar as presentes dificuldades, não existem muitos caminhos de solução. Compete aos políticos escolhê-los, estudá-los e apresentá-los com sabedoria.

- Respeito pela verdade. O discurso político tem de respeitar a verdade do dinamismo das situações e da procura de soluções.

- Generosidade na honestidade. O bem da comunidade nacional exige de todos generosidade, para não dar prioridade à busca de interesses particulares, e a honestidade para renunciar a caminhos pouco dignos de procura desses interesses.

A superação da crise supõe uma renovação cultural. A Igreja quer contribuir para esta renovação com os valores que lhe são próprios: a dignidade da pessoa humana, a solidariedade como vitória sobre os diversos egoísmos, a equidade nas soluções e na distribuição dos sacrifícios, atendendo aos mais desfavorecidos, a verdade nas afirmações e análises, a coragem para aceitar que momentos difíceis podem ser a semente de novas etapas de convivência e de sentido coletivo da vida. Nós, os crentes, contamos para isso com a força de Deus e a proteção de Nossa Senhora.

(Extratos da Nota do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa de 17 de Setembro de 2012 - In Voz de Fátima, Outubro 2012)

Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Quem é o acólito?

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

Tempo Pascal são cinquenta dias!

O sacrário rotativo da Igreja Paroquial de Constantim – Vila Real

O abraço da paz

Oração da Serenidade