O Mistério da Igreja

Igreja - Povo de Deus
O Concílio Vaticano II, no dizer de espíritos mais conservadores e com alguma razão, alterou profundamente e revolucionou a Igreja…

A Igreja era vista como “uma sociedade governada pelo Papa”… Alguns cardeais (o belga Suenens e os franceses Lienart e Marty), porém, fizeram escutar uma outra concecão que viria a prevalecer: a Igreja é em primeiro lugar um mistério. O título da Constituição sobre a Igreja é Lumen Gentium = Luz dos Povos. A Luz dos Povos é Cristo e a Igreja é “o sacramento, ou sinal, e o instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o género humano”.

Ao longo dos séculos insistiu-se na sua organização hierárquica. O Concílio juntou outros aspectos: Mistério, Povo de Deus e Hierarquia, aspectos inseparáveis, não acessórios, da mesma realidade humana e divina, (cf. LG8). O elemento visível não pode viver em contradição com o que anuncia e de que é sinal.

*****

Diz a Sagrada Escritura: «Todos nós, embora sejamos muitos, formamos um só corpo com Cristo, e estamos unidos uns aos outros, como membros desse mesmo Corpo». (Rom. 12, 4-5)

*****

Em compassada batida,
O coração não descansa
E por todo o corpo lança
O sangue, calor e vida.

E quem a graça conduz,
Neste corpo que é a Igreja,
É a vida que lateja
No coração de Jesus.

In Jornal “Avé Maria” (Semanário) - Vila Real, 16.12.2012

Sem comentários:

Também poderá gostar de ler sobre...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...