11º aniversário da ordenação episcopal do Bispo de Vila Real

Vai celebrar-se no próximo dia 6 de Janeiro, Domingo da Epifania do Senhor, o 11º Aniversário da ordenação episcopal de D. Amândio José Tomás, Bispo de Vila Real.

O nosso Bispo (e que o seja por muitos e bons anos), nasceu em Chaves, Cimo de Vila da Castanheira, aos 23.04.1943, filho de João dos Reis Tomás (já falecido) e de Esperança Maria Tomás, sendo o mais velho de uma família de cinco irmãos. De 1955 a 1967 frequentou e concluiu os estudos de Humanidades, Filosofia e Teologia no Seminário diocesano de Vila Real e foi ordenado presbítero em 15.08.1967. Enviado para Roma, a fim de prosseguir os estudos teológicos na Universidade Gregoriana, aí obteve em 1969 a licenciatura em Teologia Dogmática.

Regressado a Portugal, lecionou Teologia no Seminário de Lamego, foi Director Espiritual do Seminário de Vila Real e professor de Moral no Liceu Camilo Castelo Branco; lecionou Teologia no Seminário Maior do Porto e ICHT (Instituto de Ciências Humanas e Teológicas) de 1971 a 1976.

Nesse ano voltou para Roma para frequentar o Pontifício Instituto Bíblico, tendo-se licenciado em Ciências Bíblicas em 1980. Nesse ano foi nomeado Vice-Reitor do Pontifício Colégio Português, passando a Reitor em 1982, cargo que exerceu até 2001.

Em 5 Outubro de 2001 foi eleito Bispo Auxiliar de Évora e ordenado na festa da Epifania do ano de 2002, na Basílica de S. Pedro, pelo Papa João Paulo II. Permaneceu em Évora até Outubro de 2008, mês em que foi nomeado Bispo Coadjutor de Vila Real.

D. Amândio Tomás assumiu as funções de Bispo de Vila Real no dia 17 de Maio de 2011, por motivo de renúncia do nosso anterior Bispo, D. Joaquim Gonçalves, quando este completou 75 anos de idade.

Um bispo coadjutor é nomeado por iniciativa da Santa Sé e, ao contrário dos bispos auxiliares, goza do direito de suceder ao bispo diocesano quando este cessa as suas funções.

Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Quem é o acólito?

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

Tempo Pascal são cinquenta dias!

Oração da Serenidade

O abraço da paz

O sacrário rotativo da Igreja Paroquial de Constantim – Vila Real