A Ascensão do Senhor

A Ascensão… é a festa do triunfo, da exaltação e glorificação de Jesus à direita do Pai, como rezamos no Credo: “Subiu aos céus onde está sentado à direita de Deus Pai”. É uma outra forma de exprimir o que o Apocalipse diz sobre o Cordeiro triunfante (cap. V e XIX).

Nalguns países, como no nosso, deixou de se celebrar no quadragésimo dia da Páscoa sendo transferido para o domingo seguinte. Santo Agostinho recorda-nos que a Ascensão é uma das festas fixas do calendário litúrgico que, com a Páscoa e Pentecostes, se celebram em toda a terra. É o “coroamento” da salvação.

No passado, chegou a marcar o fim do tempo pascal. Depois da proclamação do evangelho, apagava-se o Círio pascal, gesto que significa o fim da presença visível de Jesus entre nós. Desde há muito que esse simbolismo passou para a celebração do Pentecostes.

*****

Diz a Sagrada Escritura: «Homens da Galileia, porque estais assim a olhar para o céu? Esse Jesus que vos foi arrebatado para o Céu virá da mesma maneira, como agora o vistes partir para o Céu”. (Act. 1, 11)

*****

Eis a pascal alegria!
Já passou toda a tristeza!
Até se houve a natureza
A cantar aleluia!

Hoje toda a cristandade
Sente alegria tão forte,
Por Jesus vencer a morte
Que oprimiu a humanidade.

In Jornal “Avé Maria” (Semanário) – Vila Real, 12.05.2013

Sem comentários:

Também poderá gostar de ler sobre...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...