A Festa do Corpus Christi

A festa do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, outrora conhecida por festa do Corpo de Deus, como acontecia já em muitos países, celebramo-la, pela primeira vez, no segundo Domingo depois do Pentecostes.

Foi em Liège que, em 1246, começou a ser celebrada. Dezoito anos mais tarde, o Papa Urbano IV estendeu-a a toda a Igreja.

A sua instituição coincidiu com uma época em que os cristãos, julgando-se indignos de comungar, preferiam contemplar a hóstia consagrada. Daí a introdução da elevação do Pão e do Cálice na Santa Missa, as procissões, as adorações e bênçãos do Santíssimo Sacramento. Daí a construção de tribunas – algumas magníficas – nas nossas igrejas para a exposição solene do Santíssimo Sacramento.

À procissão do Corpo de Deus andaram associadas manifestações entusiastas da piedade popular. Os cristãos proclamavam a continuam a proclamar ainda hoje a sua fé na presença real de Jesus na Hóstia consagrada.

*****

Diz a Sagrada Escritura: «Assim como o Pai que Me enviou vive e Eu vivo pelo Pai, também quem de verdade Me come viverá por Mim». (Jo 6, 57)

*****

Quando se vivia a fé,
Todo o cristão ia à missa,
Sem vergonha nem preguiça,
De longe, à chuva e a pé.

É escutar Deus, que nos fala,
Como irmãos em multidão;
É Deus feito refeição
E os Seus filhos a tomá-la.

In Jornal “Avé Maria” (Semanário) – Vila Real, 02.06.2013

Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Quem é o acólito?

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

Tempo Pascal são cinquenta dias!

Oração da Serenidade

O abraço da paz

O sacrário rotativo da Igreja Paroquial de Constantim – Vila Real