A Oração Eucarística

A oração eucarística é o centro da celebração: do Prefácio até à doxologia (Por Cristo, com Cristo, em Cristo…) somos convidados a entrar na grande acção de graças. Embora rezada em voz alta apenas pelo celebrante, diz respeito a todos. São dez as aprovadas e uma com possibilidade de pequenas variantes… também por se rezarem quase sempre as mesmas, recitadas no mesmo tom de voz… acabamos por decorar as palavras… o que pode provocar o risco da diminuição da atenção. Todos temos de procurar compreendê-la melhor e também de escolher aquela que melhor se adapta ao dia. Não é assunto reservado ao celebrante… Os grupos de Liturgia têm uma palavra a dizer.

O papel do padre é fundamental: a sua própria maneira de estar, de rezar o texto e o tom da voz, poderão contribuir para que a assembleia entre em acção de graças e na contemplação do mistério que aqui se revela.

*****

Diz a Sagrada Escritura: «Fazei isto em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor até que Ele venha». (I Cor. 11, 25-26)

*****

Uma afirmação divina
Nunca é demais lembrá-lo,
Para que o tempo e a rotina
Não se juntem a apagá-la.
 
Jesus olhou a Sua Grei
E, em verdade, disse assim:
- Eu convosco ficarei
Pelos séculos sem fim.


Fonte: Jornal “Avé Maria” (Semanário) – Vila Real, 02.02.2014
Foto retirada da internet

Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Quem é o acólito?

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

Tempo Pascal são cinquenta dias!

Oração da Serenidade

O abraço da paz

O sacrário rotativo da Igreja Paroquial de Constantim – Vila Real