Domingo da Misericórdia Divina

É o nome que a terceira edição do Missal Romano dá ao segundo Domingo de Páscoa: “Domingo II de Páscoa ou da Divina Misericórdia”. É mais um título a juntar a: “Domingo de Pascoela, de Tomé, in albis” … Não é uma festa nova, nem há mudanças nos textos da Liturgia da Palavra, embora, desde 1994, haja um novo aprovado para as Missas votivas em honra da Misericórdia Divina.
Em Ano Santo da Misericórdia, este domingo é mais uma chamada de atenção para acolhermos a misericórdia do Senhor em nós. Na Bula da Proclamação do Jubileu Extraordinário, o Papa Francisco refere-se, entre outras, a Santa Faustina: “o meu pensamento volta-se para a grande apóstola da Misericórdia. Ela que foi chamada a entrar nas profundezas da misericórdia divina, interceda por nós e obtenha a graça de viver e caminhar sempre no perdão de Deus e na confiança inabalável do seu amor”. (nº24)
*****
Diz a Sagrada Escritura: «Disse o Senhor a Tomé: “Porque Me viste, acreditaste; felizes os que acreditam sem terem visto”.» (Jo. 20,29)
*****
Se um milagre é uma acção
De que só Deus é autor,
Dos milagres o maior
Foi o da ressurreição.

É este grande sinal
O fundamento da Igreja
E, por isso, se festeja
Na missa dominical.

In “Jornal Avé Maria” (nº2844) – Vila Real, 3.04.2016

A propósito de Santa Maria Faustina Kowalska (1905-1938):

«A Irmã Faustina Kowalska, apóstola da Misericórdia de Deus conhecida em todo o mundo, é considerada pelos teólogos como uma pessoa que faz parte de um grupo de notáveis místicos da Igreja. Nasceu no dia 25 de agosto de 1905, como a terceira dos dez filhos numa pobre mas piedosa família de aldeões, em Glogowiec (Polónia). No batismo, que se realizou na igreja paroquial de Swinice Warskie, recebeu o nome de Helena. Desde a infância distinguiu-se pela piedade, pelo amor à oração, pela diligência e obediência, e ainda por uma grande sensibilidade à miséria humana. Apesar de ter frequentado a escola por menos de três anos, no ”Diário” por ela deixado, numa linguagem extremamente transparente, descreveu exatamente o que queria dizer, sem ambiguidades, com muita simplicidade e precisão.» Pode saber mais aqui.

Sem comentários:

Também poderá gostar de ler sobre...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...