Domingo da Divina Misericórdia.


É o nome que desde a terceira edição do Missal Romano se dá ao segundo Domingo de Páscoa: “Domingo II de Páscoa ou da Divina Misericórdia”. 
É mais um título a juntar a: “Domingo de Pascoela, de Tomé, in albis” … 
Não é uma festa nova, nem há mudanças nos textos da Liturgia da Palavra, embora, desde 1994, haja um novo aprovado para as Missas votivas em honra da Misericórdia Divina.
Este domingo é mais uma chamada de atenção para acolhermos a misericórdia do Senhor em nós. 
Na Bula da Proclamação do Jubileu Extraordinário, o Papa Francisco refere-se, entre outras, a Santa Faustina: “o meu pensamento volta-se para a grande apóstola da Misericórdia. Ela que foi chamada a entrar nas profundezas da misericórdia divina, interceda por nós e obtenha a graça de viver e caminhar sempre no perdão de Deus e na confiança inabalável do seu amor”. (nº24)
*****
Diz a Sagrada Escritura: «Disse o Senhor a Tomé: “Porque Me viste, acreditaste; felizes os que acreditam sem terem visto”.» (Jo. 20,29)
*****
Se um milagre é uma ação
De que só Deus é autor,
Dos milagres o maior
Foi o da ressurreição.

É este grande sinal
O fundamento da Igreja
E, por isso, se festeja
Na missa dominical.

In “Jornal Avé Maria” (texto editado e adaptado)
*****
A propósito de Santa Maria Faustina Kowalska (1905-1938):

«A Irmã Faustina Kowalska, apóstola da Misericórdia de Deus conhecida em todo o mundo, é considerada pelos teólogos como uma pessoa que faz parte de um grupo de notáveis místicos da Igreja.
Nasceu no dia 25 de agosto de 1905, como a terceira dos dez filhos numa pobre mas piedosa família de aldeões, em Glogowiec (Polónia). 
No batismo, que se realizou na igreja paroquial de Swinice Warskie, recebeu o nome de Helena. 
Desde a infância distinguiu-se pela piedade, pelo amor à oração, pela diligência e obediência, e ainda por uma grande sensibilidade à miséria humana. 
Apesar de ter frequentado a escola por menos de três anos, no ”Diário” por ela deixado, numa linguagem extremamente transparente, descreveu exatamente o que queria dizer, sem ambiguidades, com muita simplicidade e precisão.» 
Pode saber mais aqui.

Sugestões:

Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Quem é o acólito?

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

Tempo Pascal são cinquenta dias!

O abraço da paz

Oração da Serenidade

A trave e o argueiro