Constantim viveu intensamente a Semana Santa

Durante a Semana Santa deste ano (2017), os fiéis da Paróquia de Constantim participaram ativamente nas diversas celebrações que se realizaram durante esta semana, que o anterior Missal Romano chamava de Semana Maior.

No Domingo de Ramos, os fiéis juntaram-se no Largo de S. Frutuoso, donde, depois dos ritos iniciais e da bênção dos ramos, saíram, em procissão muito concorrida, para igreja paroquial, onde foi celebrada a Eucaristia Dominical

Na Quinta-feira Santa, pelas 21h, foi celebrada a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, com o rito do “lava-pés”. Neste ano, o presidente da celebração, Mons. Fernando Matos, lavou os pés a doze elementos do Grupo de Jovens de Constantim, recentemente reativado.

Na Sexta-feira Santa, pelas 9h, realizou-se a tradicional Via Sacra. Este ano, cada uma das 14 estações foi encenada pelos elementos do Grupo de Jovens, de tal modo que muitos dos presentes não conseguiram conter as lágrimas, em alguns dos momentos de imenso sofrimento vividos por Jesus. Esta Via Sacra foi transmitida, em direto, online, através da página do Grupo de Catequese e Acólitos de Constantim no FB, e que teve cerca de 1800 visualizações. Pelas 14h, teve lugar a Solene Ação Litúrgica da Tarde, com a Leitura da Paixão, a Adoração à Cruz e a Comunhão.

No dia de Sábado Santo, pelas 9h45, o Grupo de Acólitos dinamizou a Liturgia das Horas (Oração de Laudes) e, pelas 23h, realizou-se, pela primeira vez em Constantim, a Solene Vigília Pascal, presidida pelo nosso pároco, Pe. Ricardo Pinto. Depois da bênção do Lume Novo no Nicho de Nª Sª de Fátima e aceso o Círio Pascal, todos os fiéis se dirigiram, em procissão, para a igreja paroquial, que foi “pequena” para acolher todos os que quiseram participar.

No Domingo da Ressurreição, o Anúncio Pascal teve início pelas 14h30, com o rito do envio de 4 equipas, que percorreram todas as ruas de Constantim, levando o anúncio da Ressurreição do Senhor Jesus a todos os lares da localidade. A Eucaristia dominical teve início pelas 17h30.


Votos de continuação de Santas Festas Pascais!

Sem comentários:

Também poderá gostar de ler sobre...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...