Semana da Unidade


Celebra-se de 18 a 25 de Janeiro, dia da conversão de S. Paulo. Destina-se a orar pela união dos que acreditam em Jesus, mas formam três Igrejas diferentes. Os Católicos, Os Ortodoxos (séc. XI) e os Protestantes (séx. XVI). Jesus quer que os seus discípulos formem uma só Igreja e pediu para “que todos sejam um”.

Durante séculos, até ao Concílio Vaticano, aqueles três grupos cristãos que se não se falavam. Hoje, as relações são muito diferentes: estudam-se as diferenças, visitam-se os responsáveis, reza-se…

Bento XVI escolheu este assunto como prioritário no seu pontificado… e tem-se avançado. Nós, católicos, temos de distinguir bem o que é essencial do que é secundário na doutrina e viver de maneira autêntica a nossa fé. Nunca se chegará à união por compromissos mas pelo aprofundamento e vivência da nossa fé.

Neste clima de unidade não se incluem as seitas, embora mereçam o nosso respeito, pois, pelo seu fanatismo, tudo destroem. De resto, algumas nem sequer são cristãs.

*****

Diz a Sagrada Escritura: «Peço-Te para que todos eles [os discípulos] vivam sempre unidos. Pai, que eles estejam tão unidos, como Tu o estás em Mim e Eu em Ti. Desta maneira, o mundo há-de acreditar que Tu Me enviaste». (Jo. 17, 21)

*****

Entre velhas divisões
Dizemos que há um só Deus,
Mas mostramos aos ateus
Discordantes religiões!

Cada qual em seu redil
E em tacanho proceder,
Os cristãos parecem crer
Que, em vez de um só Deus, há mil!

In Jornal «Avé Maria» (Semanário), Vila Real, 15.01.2012

Textos mais lidos!

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Queremos seguir Jesus - 3ª Ano

A bala do atentado a João Paulo II na coroa de Nossa Senhora

Quem é o acólito?

Reinício da Catequese

Encontros da Catequese

Servir com Amor e Alegria

Horários das Missas em Constantim

Oração da Serenidade