Grupo de Acólitos de Constantim

 


O Grupo de Acólitos de Constantim foi fundado em 2011, por iniciativa do Pe Ricardo Pinto, Pároco de Constantim.

A bandeira do Grupo

A bandeira do Grupo de Acólitos de Constantim foi benzida pelo Pe. Ricardo Pinto, durante a Eucaristia Dominical, por ocasião das festas em honra de Sta Maria da Feira, Sta Bárbara e S. Frutuoso (último Domingo do mês de Julho).

Apresenta como principais elementos gráficos:

- a cor azul, (cor litúrgica dedicada a Nossa Senhora, padroeira da paróquia sob a invocação de Santa Maria da Feira) na bordadura da bandeira e na casula do presidente da celebração;

- o altar, com duas colunas constituídas pelas letras A e Ω (respetivamente, Alfa e Ómega, primeira e última letras do alfabeto grego, e que simbolizam Jesus Cristo, Princípio e Fim de todas as coisas);

- uma hóstia sobre um cálice, em cima do altar, frente ao sacerdote;

- dois acólitos (de ambos os sexos), um de cada lado do altar, segurando um círio.

Por baixo, o lema do Grupo: “Servir com Amor e Alegria” ("Amore et laetitia servire"), e a identificação do mesmo: Grupo de Acólitos de Constantim – Vila Real.

Agradecemos todo o trabalho gráfico realizado pelo Prof. José Armando Ferreira.

O hino do Grupo

Refrão

Somos acólitos de Constantim
Somos alegres no nosso sim!
Queremos “Servir com amor e alegria”!
Fortalecidos pela Eucaristia

1.- Junto ao altar do nosso Deus
Vamos servindo os irmãos
A exemplo de Maria
Dizemos sim a Deus
Com muita alegria 

2.- Para viver a Comunhão
Eis-nos aqui, Tu nos chamaste!
Que a servir Jesus Irmão
É nobre esta missão
Que Tu nos confiaste.

3.- Ser acólito é servir
Escutar o coração
É ser Marta e Maria
Com toda a alegria
E praticar o perdão

Agradecemos o trabalho de escrita e composição do Prof. João Paulo Ferreira Lopes.

O Grupo de Acólitos de Constantim

Os elementos do Grupo de Acólitos de Constantim fazem, habitualmente, o seu compromisso, ou renovação do mesmo, no Domingo I do Advento (início do novo ano litúrgico).

Desde a sua fundação, o Grupo de Acólitos de Constantim já organizou algumas atividades e  participou noutras a nível arciprestal e diocesano, assim como em diversas peregrinações anuais promovidas pelo Serviço Nacional de Acólitos.

Atualmente (ano 2022), fazem parte do Grupo de Acólitos de Constantim os seguintes elementos:

Daniela Borges
Carolina Barros
Gonçalo Pinto
Inês Cabral
Mafalda Santos
Mª do Carmo Cabral
Maria Pinto
Sofia
José Pinto

Quem é o acólito?

O acólito (instituído ou não) acompanha e serve o presidente da celebração da Eucaristia, um Bispo ou um Presbítero.

Porém, é também seu dever ajudar o Diácono, o Ministro Extraordinário da Comunhão, bem como qualquer outra pessoa que necessite de auxílio durante a celebração da Eucaristia ou outras celebrações litúrgicas.

Mas, é bom não esquecer que, essencialmente, o acólito acompanha e serve sempre o próprio Jesus.

Assim, o acólito é um cristão que tem em si um autêntico espírito de serviço, e que fica interiormente contente quando, com as suas ações, presta uma ajuda eficaz e desinteressada à sua paróquia e aos seus irmãos, àqueles que partilham a mesma fé em Jesus Cristo.

A função do acólito, seja ela qual for (porque há muitas tarefas que um acólito pode e deve executar, cf. a IGMR, nn 187-193), é um serviço que se presta e não uma oportunidade para se “mostrar”.

Servindo Jesus, deve seguir o Seu exemplo: Jesus veio “não para ser servido, mas para servir” (Mc 10, 45), fazendo da vida um serviço e uma doação a todos os outros por amor. O que deve mover o acólito, particularmente no serviço litúrgico, é a dedicação, o empenho, o amor e a graça de Deus.

A nível nacional, existe um Serviço Nacional de Acólitos que, para além de outras atividades, particularmente de formação, organiza a Peregrinação Anual de Acólitos a Fátima, no dia 1 de maio de cada ano.

Nesta peregrinação anual participam milhares de acólitos, de ambos os sexos, de todas as idades e de todas as dioceses de Portugal.

O padroeiro internacional dos Acólitos é S. Tarcísio (adolescente mártir do séc. III, em Roma), e o padroeiro nacional é São Francisco Marto, um dos três Pastorinhos de Fátima.

Num tempo em que cada vez se torna mais atual o alerta do Divino Mestre “Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe.” (Mt.9, 38), parece-nos que os grupos de acólitos existentes nas diversas paróquias podem ser, ou são mesmo, um verdadeiro alfobre de vocações consagradas.

Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Quem é o acólito?

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

Tempo Pascal são cinquenta dias!

O abraço da paz

Oração da Serenidade

A trave e o argueiro