Itinerário da Catequese...

ITINERÁRIO DA CATEQUESE DE INICIAÇÃO
DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA


A partir do Concílio Vaticano II, a Igreja entrou num processo de renovação permanente.

Na continuidade deste percurso de resposta ao apelo do Espírito e da humanidade, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), em Abril de 1988, aprovou um novo Programa de Catequese da Infância e Adolescência. A mesma CEP procedeu à revisão e renovação do mesmo, em Abril de 2005, tendo como ponto de referência o Catecismo da Igreja Católica.

Os novos Catecismos acompanham o esforço de renovação da Catequese e seguem a estrutura do Itinerário de 10 anos ( 6 - 16 anos ).

Assim:

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO

INFÂNCIA

1ª ETAPA – Inserção na Comunidade

É uma fase de acolhimento por parte de toda a Comunidade Cristã, que visa a progressiva inserção na vida da fé da Igreja.

1º ano – “Jesus gosta de mim”
2º ano – “Ensina-nos a rezar”

2.ª FASE – A Vida do Discípulo de Jesus

Esta fase é dedicada à descoberta da identidade do cristão é seguir Jesus, reconhecer e celebrar a sua presença salvadora e comprometer-se na construção do Reino, em Igreja.

3º ano – “Quero seguir-Te”
4º ano – “Ficamos contigo”

3.ª FASE – Aprofundamento da Fé

A terceira fase proporciona à criança a construção da sua primeira síntese de fé cristã, à luz da História da Salvação. A criança prepara-se para assumir e proclamar a fé do seu baptismo, na alegria de pertencer à Igreja de Jesus Cristo.

5º ano – “Eu Sou o vosso Deus”
6º ano – “Jesus Cristo É o Senhor”

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO
ADOLESCÊNCIA

3.ª ETAPA – Sentido Cristão da Vid

É uma fase de descoberta de Jesus Cristo como o Amigo, a grande referência para o sentido da vida e para a resolução das grandes questões existenciais.

7º ano – “Projecto Mais”
8º ano - “Somos Mais”

4.ª ETAPA – Compromisso Cristão

Esta última etapa do itinerário de dez anos quer ajudar os adolescentes a realizarem o seu compromisso comunitário e eclesial. Tem ainda em conta a necessidade de uma nova síntese da fé, agora no horizonte adolescente e juvenil.

9º ano – “O desafio de viver”
10 ano – “A alegria de viver”

A cada um dos anos corresponde uma Festa celebrada em ambiente comunitário, preferencialmente durante a Eucaristia Dominical.

Fonte: adaptado de http://www.portal.ecclesia.pt

Sem comentários:

Também poderá gostar de ler sobre...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...