A Trindade


A Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo
Perante o mistério dos mistérios, a inteligência humana vacila. Os cristãos sempre procuraram compreender a grande novidade que Jesus Cristo nos revelou: um Deus único, ao mesmo tempo, Pai, Filho e Espírito Santo. Mas, como em tantos casos, aquilo que a inteligência humana não atinge, consegue-o o amor.

Conscientes ou não, é esta verdade da nossa fé que nos faz viver. Jesus convida-nos a nela participarmos como num festim de amor pois cada um de nós tem o seu lugar na comunhão divina. Quando procuramos encontrar Deus na intimidade da oração, celebramos em Igreja a alegria de sermos amados pelo Senhor ou escutamos a sua Palavra para a praticar, tentamos amar como Cristo amou, a vida trinitária cresce em nós.

Fomos feitos para a vida trinitária. Quando pelo Espírito Santo nos deixamos abrir a esta realidade, atingimos a grandeza própria das criaturas humanas e a dignidade dos filhos de Deus.

*****

Diz a Sagrada Escritura: «E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o espírito do seu Filho, o que clama: “Abbá! – Pai!”» (Gal. 4, 6)

*****

Este mistério divino
Ultrapassa a inteligência:
Que, sendo Deus uno na essência,
Quanto a pessoas é trino.

Mas Jesus veio dizer
Esta verdade infinita:
E a nossa mente acredita,
Se que possa compreender.

In Jornal “Avé Maria “ (Semanário) – Vila Real, 3.6.2012

Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Quem é o acólito?

Tempo Pascal são cinquenta dias!

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

Os cinco defeitos de Jesus

Oração da Serenidade

A trave e o argueiro