"Ele vos ensinará" - extracto de Nota Pastoral do Bispo de Vila Real

Diocese de Vila Real
Plano de Atividades Pastorais 2012/2013
A Nova Evangelização para a Transmissão da Fé Cristã
Ele vos ensinará(Jo 14, 26)


«3.- (…) No ano pastoral de 2012-2013, conheceremos os conteúdos do Evangelho, do Concílio e do Catecismo da Igreja católica, mediante a formação da fé, Catequese de adultos, famílias, jovens e adolescentes, com apreço pelo catecumenato e pela vida de oração, para, instruídos pelo Espírito, certos da presença de Jesus Ressuscitado, nos deixarmos converter e plasmar em ordem à missão, objecto do ano pastoral de 2013-2014, em que apontaremos tarefas e ministérios laicais a desempenhar, na Diocese, após o amor demonstrado na aprendizagem e no estudo, que neste ano formos fazendo e obtendo.

4.- Este ano pastoral é de formação e consolidação na fé recebida, dedicado a mudar, a converter e formar as consciências dos agentes de evangelização, incutindo neles um novo ardor missionário, novo estilo, nova gramática, nova linguagem, com a ajuda de novas estruturas e de novas técnicas, para tornar compreensível o Evangelho. Será ano de estudo na acção, de oração e aprendizagem, para saber que fazer e tomar consciência da missão e dignidade a que somos chamados. Isto não acontece, sem convergência e pastoral de conjunto, sem trabalho, em rede, e agir em equipa. Há que dar as mãos, cultivar a fraternidade, cientes de que precisamos de Deus e uns dos outros, para dar frutos de conversão. A Evangelização não acontece, sem conversão, sem a comunhão fraterna, sem aceitação mútua e sem a consciência de Deus e da Sua obra e desígnio. Só uma Igreja convertida, evangelizada, embebida do Espírito Santo, conformada com a vontade de Deus, pode falar de Cristo e entusiasmar por Ele e pelo Evangelho, pois, ninguém dá o que não tem, nem seduz para causas em que não acredita e pelas quais não está pronto a dar a vida. É preciso agir e viver na verdade de Cristo, centrando a atenção no necessário. Há que evitar o espírito de capelinha, divisionismo e dispersão e abrir o coração a Cristo e às necessidades do mundo, ter compaixão dos que vivem fora, sequiosos e indiferentes, como ovelhas sem pastor, sem deixar de seguir e propor a verdade de Deus, desarmados, e enraizados no Senhor Ressuscitado e dando razão das razões de fé e da esperança que nos movem.
(…)

Que Deus nos ajude e S. Bento, Padroeiro da Europa, que diz para nada antepor à obra e serviço de Deus, obedecendo sem demora, orando e trabalhando, nos incentive a dar à Igreja Diocesana o melhor de nós mesmos, para a glória de Deus e salvação de todos os seus filhos, que a Divina Providência pôs, no nosso caminho, para ajudar.

Vila Real, Festa de S. Bento, 11 de Julho de 2012´

+ Amândio José Tomás, bispo de Vila Real»

Extracto da Nota Pastoral

Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Quem é o acólito?

Tempo Pascal são cinquenta dias!

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

Os cinco defeitos de Jesus

Oração da Serenidade

A trave e o argueiro