Semana do Consagrado 2013 – 27 de Janeiro a 3 de Fevereiro

Mensagem da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios por ocasião da Semana do Consagrado 2013 – 27 de Janeiro a 3 de Fevereiro

PEREGRINOS NA FÉ, APÓSTOLOS NA EVANGELIZAÇÃO DO MUNDO

1. Consagrado, Peregrino da Fé

O batismo, assumido de forma livre e responsável, como participação no mistério pascal de Jesus Cristo, incorporação na sua Igreja e sacramento da comunhão com Deus, Santíssima Trindade, constitui o início do longo peregrinar da fé do cristão. Trata-se de um “caminho que dura a vida inteira... tem início com o batismo... e está concluído com a passagem através da morte para a vida eterna” (Bento XVI, A Porta da Fé, 1).

Entre todos os cristãos, os Consagrados assumem explicitamente a totalidade da vida como uma peregrinação na fé, como um sinal da transformação operada pelo batismo e como um testemunho da graça da comunhão com Deus.

Neste Ano da Fé, todo o consagrado tem oportunidade de refazer a história da sua vida humana, da sua fé e da sua vocação. Encontrará a linha contínua do amor de Deus, manifestado de muitas formas, recordará os momentos fortes do caminho realizado na procura das respostas a dar-Lhe, perceberá as dúvidas, fraquezas e, porventura, alguns retrocessos e infidelidades. Acima de tudo, verá que a fé é uma contínua resposta a um dom recebido, que implica todas as dimensões da vida e que há-de progredir sempre até que ele viva totalmente da fé, tal como diz o apóstolo: “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim. E a vida que agora tenho na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gl 2, 20).

Apesar da sua condição de batizados e consagrados na Igreja, os consagrados não podem considerar a fé como um “pressuposto óbvio da sua vida diária” (Bento XVI, A Porta da Fé, 2). Correm, portanto, o risco comum a todos os cristãos de parar em qualquer fase da sua peregrinação, de se descentrarem de Deus em favor das tarefas quotidianas, de investir tanto nas obras humanas que descuidem a obra de Deus, que consiste em “crer n’Aquele que Ele enviou” (Jo 6, 29).

Para ler a mensagem na íntegra, clique aqui.

A propósito deste assunto, vai realizar-se, de 9 a 12 de Fevereiro de 2013, no Centro Pastoral Paulo VI (Fátima), a XXVIII Semana de Estudos sobre a Vida Consagrada, subordinada ao tema «Fé e vida consagrada: renovação para a nova evangelização».

Para mais informações, clique aqui.


Textos mais lidos!

Nesta Quaresma... não te contentes

Levar a comunhão aos doentes

O “Sacramento” da Quaresma

O abraço da paz

Encontros da Catequese

Jesus, o fariseu e a mulher pecadora

A bala do atentado a João Paulo II na coroa de Nossa Senhora

Mensagem do Santo Padre Francisco para a Quaresma de 2024

Plano de Atividades do Grupo de Acólitos de Constantim para 2017