No princípio...

No princípio Deus criou os céus e a terra… Esta verdade de Deus Criador parece ser a primeira entre todas as verdades religiosas. Hoje, de facto, não aparece “à cabeça” nos catecismos. As fórmulas clássicas dos velhos catecismos desapareceram. Porquê?

Somos deste tempo, marcados pela ciência e pelo humanismo que pretendem explicar a origem do mundo e dar lugar central ao homem… e é para hoje, para esta sociedade – com as suas debilidades e riquezas – que anunciamos o Evangelho. É a lei da incarnação que o exige.

A Bíblia principia com a narrativa poética da criação mas não quer dizer que a criação seja a maior verdade. Não foi pela natureza que Israel descobriu Deus mas pela história das pessoas. A abóbada da nossa fé é a “estrela da manhã que se levantou nos nossos corações – Jesus Cristo” e todas as verdades da fé têm de ser proclamadas na linguagem de cada tempo.

*****

Diz a Sagrada Escritura: «São-lhe perdoados os seus muitos pecados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama». (Lc. 7, 47)

*****

Há cristãos que ficam só
Com uns laivos de doutrina:
Tanta ignorância faz dó,
Ante a beleza divina.

As mais santas criaturas,
Deram sempre este conselho:
Estudem-se as Escrituras,
Sobretudo os Evangelhos.

In Jornal “Avé Maria” (Semanário) – 16.06.2013

Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Quem é o acólito?

Tempo Pascal são cinquenta dias!

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

Os cinco defeitos de Jesus

Oração da Serenidade

A trave e o argueiro