Amar ou ser amado


Cântico Cânticos - Bíblia
O Cântico dos Cânticos – livro da Bíblia – descreve o amor de Deus para com a humanidade em termos de amor entre o homem e mulher no casamento. Mas hoje o amor, mesmo o conjugal, está profanado por sentimentos e irrealismos trágicos.

O amor é Deus. Onde ele existe, está Deus e onde Deus está, há amor. Todas as vocações – ao matrimónio, vida sacerdotal, vida consagrada ou celibatária – são vocações ao amor. Mas quem está disto convencido?

Há anos, os alunos de determinado colégio católico, numa sondagem, à pergunta “Porque te queres casar?” responderam massivamente “Para ser amado/a”.

Esta resposta inquieta. Se os jovens procuram o casamento em primeiro lugar para serem amados… é grave. Segundo os entendidos, “querer receber sem dar é sinal de imaturidade efectiva”. Na verdadeira maturidade caminham a par.

O amor verdadeiro procura servir e não tanto ser servido e na sua linguagem não existe a palavra “eu” mas “nós”.

*****

Diz a Sagrada Escritura: «Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus”: (1 Jo 3, 10)

*****

Os jovens são futuro,
Que só será promissor
Quando a juventude for
Por um caminho seguro.
 
Quem partir à descoberta
De montanha nunca vista,
De subir nunca desista
E procure a senda certa.


In Jornal “Avé Maria” (Semanário) – Vila Real, 29.09.2013

Legenda da imagem: Cântico dos Cânticos (Il Cantico dei Cantici), ca. 1850-1901, Domenico Morelli (pintor italiano, 1826-1901), Galleria Nazionale d’Arte Moderna, Roma, Italy. Baseado no Cântico de Salomão 2:10-14 e 7:11-13.

Sem comentários:

Também poderá gostar de ler sobre...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...