Dia da Diocese 2015 - Informações gerais


Dia da Diocese 2015 – Valpaços – 31 de Maio
Carta geral

Aos Párocos da Diocese de Vila Real | Aos Institutos Religiosos e Missionários | Aos Movimentos de Apostolado Laical | Aos Secretariados Diocesanos de Evangelização

 
Assunto: Dia da Diocese 2015 – Valpaços – 31 de Maio

Com as minhas cordiais e fraternas saudações.

Venho pedir o favor de divulgarem o Programa do Dia da Diocese 2015, que iremos celebrar na cidade de Valpaços, no próximo dia 3l do corrente mês de Maio, e, partindo do princípio de que o Horário Geral do Dia é do conhecimento de todos – está no cartaz, já enviei por mail e vou reenviar! – gostaria de lembrar o seguinte:

1. Participação nos Grupos de Trabalho Workshops

As Pessoas que forem de manhã, para participarem na Conferência e nos trabalhos de grupos, façam um esforço para estarem lá até às 09.30h! Vai uma folha onde estão descritos os 4 Grupos de Trabalho. Se for possível, peço aos colegas párocos que aconselhem as pessoas a participar em determinado Workshop, aquele que mais se ajustar às funções de cada um nas respectivas Comunidades.

A Conferência será no Centro Cultural. Para os trabalhos de Grupo, as Pessoas serão conduzidas pelos Escuteiros, que levarão à frente uma Bandeira com a respectiva cor atribuída ao Grupo – ver lista dos Workshops!

2. Bandeiras / Estandartes das Paróquias

Peço o favor de não esquecerem as Bandeiras/Estandartes das respectivas Paróquias.

Entre as 15h e as 15h15, devem estar junto da Casa do Vinho, de onde sairá o Cortejo Litúrgico, para a Celebração da Eucaristia de Encerramento, que será no Jardim Público, junto do edifício da Câmara Municipal.

Peço ainda o favor de terem o cuidado de cada Porta-Estandarte vista uma Opa adequada, que ajuda a dignificar a função litúrgica.

3. Padres Responsáveis dos vários sectores

Para facilitar o trabalho de Organização, alguns dos nossos Colegas de Valpaços assumem funções específicas, a saber: LITURGIA – Padre Ivo; CÂNTICOS – Padre Leonel; PROCISSÃO – Padre Jorge Fernandes; ALMOÇO – Padre Alberto da Eira e Padre Leonel.

4. Estacionamento dos autocarros

Os autocarros devem estacionar no Largo em frente ao Hospital. Os Escuteiros conduzirão as Pessoas ao lugar do Encontro – Centro Cultural de Valpaços!

Abraço fraterno e bem hajam pela comunhão!

Padre Manuel Machado

DISTRIBUIÇÃO DOS WORKSHOPS – TRABALHOS DE GRUPOS
(após Conferência)

1. CONSTITUIR FAMÍLIA/PERSEVERAR EM FAMÍLIA – COR AZUL

Secretariado Diocesano da Família, Centro de Preparação do Matrimónio (CPM), Equipas de Casais de Nossa Senhora, Casais de Santa Maria, Neo-Catecumenais, Cursilhos de Cristandade, Acção Católica Rural, Prof. José Carlos Gomes da Costa. COORDENAÇÃO – CPM, CURSILHOS, CASAIS DE NOSSA SENHORA

2. FAMÍLIA EM ORAÇÃO E MISSÃO – COR VERMELHA

Apostolado da Oração, Oficinas de Oração, Secretariado Diocesano das Obras Pontifícias, Missionárias/os do ANIMAG, Mensagem de Fátima, Secretariado Diocesano da Catequese, Movimento do Imaculado Coração de Maria, Renovamento Carismático, Seminário e Vocações, Secretariado Diocesano de Liturgia, Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais.
COORDENAÇÃO – SECRETARIADO DA ACÇÃO MISSIONÁRIA, EQUIPA MISSIONÁRIA DO ANIMAG

3. OS JOVENS E A FAMÍLIA – COR VERDE

Secretariado da Juventude, Escuteiros, Convívios Fraternos, Salesianos de Poiares, Juventude Vicentina, Jovens sem Fronteiras (Godim), Juventude Franciscana, EMRC (Secretariado Diocesano das Aulas de Moral e Religião).
COORDENAÇÃO – PROF.CARLOS MARTINS (EMRC) E PROF.ALEXANDRE CAETANO (EMRC)

4. FAMÍLIA E SERVIÇO DA CARIDADE – COR AMARELA

Cáritas Diocesana, Cáritas Paroquiais, CONFHIC, Conferências de S. Vicente de Paulo, Secretariado Diocesano da Mobilidade Humana, Fraterna Ajuda Cristã, Legião de Maria, Visitadores de Doentes, Serviço de Voluntariado (Hospitais, Misericórdias, Prisões).

Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Quem é o acólito?

Tempo Pascal são cinquenta dias!

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

Os cinco defeitos de Jesus

Oração da Serenidade

A trave e o argueiro