«Vem e segue-Me»


Por ter seguido espontânea e livremente, na generosidade da sua fé, a Palavra de Deus e o seu chamamento, Abraão tornou-se «amigo de Deus» (Tg 2,23). 

Não foi por indigência sua que o Verbo de Deus quis esta amizade de Abraão, Ele que é perfeito desde o princípio: «antes de Abraão existir, Eu sou!» (Jo 8,58). 

Foi para poder dar a vida eterna a Abraão, porque Ele é bom. [...] Também no princípio, não foi por ter precisado do homem que Deus modelou Adão, mas para ter alguém a quem transmitir os seus benefícios.

Tampouco é por ter necessidade dos nossos serviços que nos manda segui-l'O, mas para nos salvar. Porque seguir o Salvador é ter parte na salvação, como seguir a luz é ter parte na luz. 

Quando os homens estão na luz, não são eles que iluminam a luz e a fazem resplandecer: antes são iluminados e se tornam resplandecentes por causa dela. 

[...] Deus dá os seus benefícios aos que O servem, porque O servem, e aos que O seguem, porque O seguem; mas não recebe deles nenhum benefício, porque Ele é perfeito e não tem necessidades.

Se Deus solicita o serviço dos homens, é para poder, Ele que é bom e misericordioso, dar os seus benefícios a quem perseverar no seu serviço. Pois, se Deus não tem necessidade de nada, o homem tem necessidade da comunhão de Deus. 

A glória do homem é perseverar no serviço de Deus. Por isso, o Senhor disse aos seus discípulos: «Não fostes vós que Me escolhestes; fui Eu que vos escolhi a vós» (Jo 15,16), indicando assim que, [...] por terem seguido o Filho de Deus, seriam glorificados por Ele: «Pai, quero que onde Eu estiver estejam também comigo aqueles que Tu Me confiaste, para que contemplem a minha glória» (Jo 17,24).

Santo Ireneu de Lyon (c. 130-c. 208) bispo, teólogo, mártir | «Contra as heresias», IV, 14,1


Santo Ireneu de Lyon

“Em 28 de junho, a Igreja celebra Santo Ireneu de Lyon (ou Lião, cidade francesa da qual foi bispo).

Ele nasceu provavelmente em Esmirna, Ásia Menor, na primeira metade do século II. Alguns historiadores estimam a data entre 115 e 125, enquanto outros a põem entre 130 e 142.

Foi discípulo de São Policarpo de Esmirna, que, por sua vez, tinha sido discípulo de ninguém menos que São João Apóstolo, discípulo direto de Jesus Cristo.

Ireneu foi eleito bispo de Lião por aclamação popular, substituindo São Potino, que morrera na prisão aos 90 anos de idade.

Entre suas obras se destaca a célebre “Adversus Haereses”, na qual combate a heresia do gnosticismo, bastante presente nos primórdios do cristianismo. Nessa obra, além de refutar a heresia gnóstica e defender o depósito da fé cristã, Irineu apresenta a listagem dos primeiros Papas, desde São Pedro até Santo Eleutério (175-189).

Outra obra relevante de Santo Ireneu é a “Exposição ou Prova do Ensinamento Apostólico”, na qual deseja confirmar aos fiéis a exposição da doutrina cristã e demonstrar a verdade do Evangelho por meio de profecias do Velho Testamento.

O santo bispo morreu com aproximadamente 72 anos. De acordo com o Martirológio Romano, ele sofreu o martírio durante a perseguição de Setímio Severo, como quase todo o povo da sua cidade, Lugduno, atual Lyon.

Foi sepultado na igreja de São João em Lyon, posteriormente renomeada igreja de Santo Irineu. Seu túmulo foi destruído e seus restos mortais profanados em 1562 pelos protestantes franceses, chamados huguenotes. 

Os ossos dos mártires encontrados após o saque protestante foram recolhidos num único relicário. Da igreja original, restaram apenas um arco e a cripta, que contém vários epitáfios expostos nos corredores.” Continuar a ler


Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Quem é o acólito?

Tempo Pascal são cinquenta dias!

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

Os cinco defeitos de Jesus

Oração da Serenidade

A trave e o argueiro