«Deu fruto cem por um»

Saiu o Semeador... «Deu fruto cem por um»

Naquele tempo, reuniu-se uma grande multidão, que vinha ter com Jesus de todas as cidades, e Ele falou-lhes por meio da seguinte parábola:

«O semeador saiu para semear a sua semente. Quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho: foi calcada e as aves do céu comeram-na.

Outra parte caiu em terreno pedregoso: depois de ter nascido, secou por falta de humidade.

Outra parte caiu entre espinhos: os espinhos cresceram com ela e sufocaram-na.

Outra parte caiu em boa terra: nasceu e deu fruto cem por um». Dito isto, exclamou: «Quem tem ouvidos para ouvir, oiça».

Os discípulos perguntaram a Jesus o que significava aquela parábola

e Ele respondeu: «A vós foi concedido conhecer os mistérios do Reino de Deus, mas aos outros serão apresentados só em parábolas, para que, ao olharem, não vejam, e, ao ouvirem, não entendam.

É este o sentido da parábola: A semente é a palavra de Deus.

Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouvem, mas depois vem o diabo tirar-lhes a palavra do coração, para que não acreditem e se salvem.

Os que estão em terreno pedregoso são aqueles que, ao ouvirem, acolhem a palavra com alegria, mas, como não têm raiz, acreditam por algum tempo e afastam-se quando chega a provação.

A semente que caiu entre espinhos são aqueles que ouviram, mas, sob o peso dos cuidados, da riqueza e dos prazeres da vida, sentem-se sufocados e não chegam a amadurecer.

A semente que caiu em boa terra são aqueles que ouviram a palavra com um coração nobre e generoso, a conservam e dão fruto pela sua perseverança». (Lc 8,4-15)

*****

«Deu fruto cem por um»

“Tu és um servo do Deus santo, um gestor para benefício dos teus companheiros de serviço. Não penses que todos os bens que possuis se destinam ao teu consumo. […]

Imita a terra, homem: dá frutos como ela; não sejas mais duro que a matéria inanimada. A terra não amadurece os seus frutos para usufruir deles, mas para te ser útil.

Além de que és tu que recolhes os frutos da tua generosidade, porque a recompensa pelas boas ações recai sobre aqueles que as praticam: se deste de comer ao faminto, aquilo que deste volta para ti com juros.

Assim como o grão lançado à terra dá frutos para o semeador, também o pão estendido ao faminto te dará, mais tarde, um lucro imenso.

Assim, pois, o tempo das colheitas na Terra é tempo para semeares no alto: «Fazei sementeiras de justiça» (Os 10,12).

Porque te preocupas? Para quê essa inquietação e essa pressa em encerrar o teu tesouro dentro da argamassa e dos tijolos? «O bom nome é mais desejável que as muitas riquezas» (Pr 22,1).”

São Basílio (c. 330-379), monge, bispo de Cesareia da Capadócia, doutor da Igreja | Homilia 6, sobre as riquezas; PG 31, 262ss | Imagem  

*****

São Basílio Magno

São Basílio Magno, Bispo de Cesareia (c. 330-379) foi, com seu irmão Gregório, Bispo de Nisa (335-394?) e o seu amigo Gregório Nazianzo,  Patriarca de Constantinopla (+389/390) um dos "grandes Capadócios", título pelo qual ficaram conhecidos estes três Padres da Igreja.

Basílio notabilizou-se, não só pelos seus escritos teológicos, mas também como homem de governo e organizador do monaquismo oriental. Ler+

Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Quem é o acólito?

Tempo Pascal são cinquenta dias!

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

O abraço da paz

A trave e o argueiro

Os cinco defeitos de Jesus