Imagens e símbolos de Santo António

Santo António

“A representação iconográfica de Santo António está ligada a um conjunto de símbolos - a juventude, o burel, o livro, o Menino Jesus, o lírio, a chama, o coração, o pão - que exprimem
ora uma característica da sua personalidade (função de recordação), ou os dons e as qualidades que lhe são atribuídos pela devoção popular (função simbólica).

- A imagem mais popular representa Santo António na figura de um frade jovem, com o Menino Jesus ao colo e um lírio na mão.

- A juventude apresenta a personagem ideal, pura, bondosa e atraente.

- O burel franciscano (castanho ou preto) recorda a pertença do Santo à Ordem Franciscana, mas com características próprias. Há até quem julgue que ele é o fundador da sua própria ordem, e não S. Francisco de Assis.

- O Menino Jesus evoca a visão que ele teve em Camposampiero, e exprime a sua dedicação à humanidade de Cristo e à sua intimidade com Deus.

- O lírio recorda a sua pureza e a luta contra o demónio travada desde a sua infância.

- A chama simboliza o seu amor a Deus e ao próximo. Muitos ex-votos têm forma de coração e recentemente construiu-se um relicário em forma flamejante para ostentar o aparelho fonador (pharynx) encontrado intacto entre as suas relíquias.

- O pão lembra a sua caridade para com as pobres. Esta imagem está ligada a obra, sempre viva e actal, do «Pão dos Pobres de Santo António».

A imagem mais antiga e mais próxima da realidade representa-o com um livro, símbolo da ciência, da sua doutrina, da sua pregação e do seu leitorado.”

Valentin Strappazzon, Penite vie de saint Antonie de Padoue.

“Almanaque de Santo António” – 1999

Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Quem é o acólito?

Tempo Pascal são cinquenta dias!

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

A trave e o argueiro

Oração da Serenidade

O abraço da paz