MARANA THA


Marana Tha é uma aclamação em língua aramaica, a língua falada por Jesus, que significa: o Senhor vem ou Vem, Senhor. Na boca dos cristãos, é uma confissão de fé na vinda de Jesus que, nos princípios, julgavam iminente. Entrou logo na oração dos crentes e S. Paulo conservou-a na 1ª carta aos Coríntios (16,22) e S. João no Apocalipse (22,20).

É a invocação mais antiga da comunidade cristã. Exprime o anseio pela vinda do Salvador que virá curar e resgatar as pessoas num tempo carregado de amargura, angústia e solidão. É o desejo da vinda do tempo de Deus ao tempo dos homens para os libertar de toda a escravidão.

Na liturgia, os cânticos que contém esta aclamação cobram, no Advento, este sentido particular, na perspectiva da vinda de Cristo no Natal e, sobretudo, pela orientação escatológica das leituras das primeiras semanas, para a vinda gloriosa do Senhor no fim dos tempos.

*****

Diz a Sagrada Escritura: «Chegou a hora de nos levantarmos do sono, porque a salvação está agora mais perto de nós do que quando abraçámos a fé». (Rom. 13, 11)

*****

O Advento ainda não é,
Mas prepara o que será:
Esp’rança plena de fé
De que Jesus nascerá.

Tempo de viver desperto,
Todo o Advento é sempre belo,
Porque o Menino está perto
E é preciso recebê-lO.

In, Jornal Avé Maria (Semanário), 27 de Novembro de 2011

Sem comentários:

Também poderá gostar de ler sobre...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...