O sacrário rotativo da Igreja Paroquial de Constantim – Vila Real

 

O sacrário rotativo da Igreja Paroquial de Constantim – Vila Real


“Entre todos estes elementos [do retábulo do altar-mor] evidencia-se o sacrário rotativo de apurado trabalho em talha dourada que está inserido num corpo poligonal definido por colunelos emparelhados.

Deverá situar-se na primeira metade do século XVII, a ter em atenção a identidade como retábulo: os colunelos do tambor, da mesma sensibilidade estética que as colunas do retábulo, e as edículas, de gosto ainda da renascença.

O sacrário que alberga é rotativo.

Transporta-nos, de certo modo, a um rochedo a que se alude na base e cobertura. Trata-se de uma valiosa peça de arte portuguesa, cujo tema é a paixão de Cristo [cenas em baixo-relevo]: a Flagelação, Ecce Homo, Cristo na Cruz e Ressurreição, com a particularidade do seu interior ser talhado a canivete. (…)

Esta representação é singular, pois trata-se de uma obra de ensamblagem, cuja técnica, além de revelar mestria, alia a perfeição estética das figuras ao tratamento fino da expressão e dos volumes.”

A flagelação

"Soltou-lhes, então, Barrabás; quanto a Jesus, depois de O mandar açoitar, entregou-Lho para ser crucificado." (Mt. 27, 26)

Ecce Homo

"Pilatos saiu outra vez fora e disse-lhes: «Aqui vo-Lo trago fora, para que saibais que não acho n'Ele culpa algum». Saiu, pois, Jesus fora, levando a coroa de espinhos e o manto de púrpura. Pilatos disse:«Eis aqui o homem»." (Jo 19, 5)

Cristo na Cruz


"Junto da cruz de Jesus estavam Sua mãe, a irmã de Sua mãe, Maria, mulher de Cléofas e Maria de de Magdala. Ao ver Sua mãe e junto dela o discípulo que Ele amava, Jesus disse a Sua mãe: «Mulher, eis aí o teu filho». Depois, disse ao discípulo: «Eis a tua mãe». E, desde aquela hora, o discípulo recebeu-a em sua casa." (Jo 19, 25-27)

A Ressurreição



«Por que procurais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, ressuscitou!» (Lc 24, 5b-6)

Texto: Joaquim de Barros Ferreira, “Constantim de Panóias, identificação de uma vila” | Fotos: JP | Textos das legendas das fotos retirados da Sagrada Escritura

Sugestões:

Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Quem é o acólito?

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

Tempo Pascal são cinquenta dias!

Oração da Serenidade

O abraço da paz