O sacrário rotativo da Igreja Paroquial de Constantim – Vila Real
“Entre todos estes elementos [do retábulo do altar-mor] evidencia-se o sacrário rotativo de apurado trabalho em talha dourada que está inserido num corpo poligonal definido por colunelos emparelhados.
Deverá situar-se
na primeira metade do século XVII, a ter em atenção a identidade como retábulo:
os colunelos do tambor, da mesma sensibilidade estética que as colunas do
retábulo, e as edículas, de gosto ainda da renascença.
O
sacrário que alberga é rotativo.
Transporta-nos,
de certo modo, a um rochedo a que se alude na base e cobertura. Trata-se de uma
valiosa peça de arte portuguesa, cujo tema é a paixão de Cristo [cenas em baixo-relevo]:
a Flagelação, Ecce Homo, Cristo na Cruz e Ressurreição,
com a particularidade do seu interior ser talhado a canivete. (…)
Esta
representação é singular, pois trata-se de uma obra de ensamblagem, cuja
técnica, além de revelar mestria, alia a perfeição estética das figuras ao
tratamento fino da expressão e dos volumes.”
A flagelação
"Soltou-lhes, então, Barrabás; quanto a Jesus, depois de O mandar açoitar, entregou-Lho para ser crucificado." (Mt. 27, 26)
Ecce Homo
"Pilatos saiu outra vez fora e disse-lhes: «Aqui vo-Lo trago fora, para que saibais que não acho n'Ele culpa algum». Saiu, pois, Jesus fora, levando a coroa de espinhos e o manto de púrpura. Pilatos disse:«Eis aqui o homem»." (Jo 19, 5)
Cristo na Cruz
A Ressurreição
Texto: Joaquim de Barros Ferreira, “Constantim de Panóias, identificação de uma vila” | Fotos: JP | Textos das legendas das fotos retirados da Sagrada Escritura