Grupo de Acólitos de Constantim disse “Presente!” na XX Peregrinação Nacional de Acólitos

10 elementos do Grupo de Acólitos de Constantim (a que  se juntou um acólitos de Arroios), participaram na XX Peregrinação Nacional de Acólitos (PNA), que decorreu no passado dia 30 de Abril, em Fátima, organizada pelo Serviço Nacional de Acólitos, com o apoio do Secretariado Nacional de Liturgia e do Santuário de Fátima.
Habitualmente, a Peregrinação Nacional de Acólitos decorre todos os anos no dia 1 de Maio. No entanto, neste ano, porque o dia 1 de Maio coincidiu com o dia de Domingo, a organização decidiu antecipar a data desta peregrinação anual, na qual participaram milhares de acólitos de todo o país.
Do programa da PNA 2016 constaram as seguintes atividades: 9h - Paramentação (Centro Pastoral Paulo VI) | 10h - Terço na Capelinha | 11h - Missa no Recinto do Santuário | 15h - Animação no Parque 12.
Esta peregrinação foi presidida pelo Bispo coadjutor de Beja, D. João Marcos, que exortou os acólitos a serem “perseverantes” na oração tal como os pastorinhos, tendo aproveitado a ocasião para dizer que só com a “escuta” da palavra de Deus e a “oração” se pode servir “no altar e na vida”.
Quem não escuta a Palavra de Deus e não a põe em prática não pode entrar no templo interior do coração onde Deus nos habita, não pode subir à sala superior e fica-se pelo rés-do-chão, que é fazer a sua própria vontade, como os pagãos honestos, ou pior ainda, desce aos subterrâneos do pecado onde procura esconder-se de Deus e viver uma vida egoísta servindo-se a si mesmo, fazendo a vontade do demónio”, disse ainda D. João Marcos, durante a homilia.
O Grupo de Acólitos de Constantim é, atualmente, constituído por 13 elementos de ambos os sexos, e tem como principais objectivos “servir Jesus Cristo e a comunidade paroquial de Constantim, colaborando nas diversas celebrações litúrgicas, sobretudo na celebração da santa Missa e no culto do Santíssimo Sacramento”, assim como “dar bom testemunho de Jesus Cristo, na família, na escola e em toda a parte”.
Os participantes nesta jornada

A imagem de Nossa Senhora de Fátima

Um aspecto do parque 12, onde se realizaram as actividades de animação


Sem comentários:

Também poderá gostar de ler sobre...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...