Jornal "Avé Maria" - Nº 2611 (Semanário) - Vila Real - 22 de Maio de 2011

Dom Joaquim Gonçalves

Está a chegar ao fim o seu pontificado. [Já chegou.] Nomeado Bispo Coadjutor em 19.05.987, a 19.01.91 tornou-se o 4º Bispo de Vila Real.

Aos 75 anos todos os Bispos devem pedir ao Santo Padre a dispensa do serviço pastoral. O senhor D. Joaquim já o fez, esperando agora pela resposta de Bento XVI. [A resposta já chegou: o Santo Padre dispensou o senhor D. Joaquim do serviço pastoral e nomeou Bispo de Vila Real o, até agora, Bispo Coadjutor, D. Amândio Tomás.]

A ocasião é, pois, propícia para agradecermos ao Senhor o Pastor que nos deu e a sua entrega como testemunha fiel do Evangelho entre nós.

Não é possível, em tão pequeno espaço, lembrar a sua acção: a sensibilidade litúrgica – não há dúvida de que hoje celebramos melhor, a preocupação constante pelo presbitério e seminário, pela renovação da Igreja e vivência do Evangelho, pela formação dos leigos e defesa da família, servindo-se também, semana a semana, de “A Voz de Trás-os-Montes” e deste Boletim para que a sua palavra chegasse mais longe.

Senhor D. Joaquim, o nosso muito obrigado.

*****

Diz a Sagrada Escritura:
«Lembrai-vos dos vossos guias, que vos pregaram a palavra de Deus; observai o êxito da sua conduta e imitai a sua fé. Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e pelos séculos.» (Heb. 13, 7-8)

*****

A luz suave do arrebol
E a do dia que termina
Provém do mesmo Sol,
A espelhar a luz divina

Se a luz nova conhecemos
E a que passou brilha ainda,
Uma não esqueceremos
E a outra seja bem-vinda.

Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Quem é o acólito?

Tempo Pascal são cinquenta dias!

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

O sacrário rotativo da Igreja Paroquial de Constantim – Vila Real

A trave e o argueiro

Oração da Serenidade