Que fé é a nossa?

não é aceitar algo sem razões, mas aceitar o testemunho de alguém que sabe aquilo de que fala, é sincero, é digno de “fé”. É a fé humana. Acreditamos que Cristo veio ao mundo, há testemunhas que o afirmam e razões históricas que nos levam a aceitar. A fé cristã, porém, é muito mais, apoiamo-nos em Cristo e leva-nos a viver unidos a Ele.

Muitos colocam a sua fé no “esoterismo” (isto é, numa doutrina só conhecida pelos iniciados, não pelos crentes normais), sem se basear em dados científicos ou em dados demonstráveis pela filosofia, história, teologia, bem senso… Vejamos, por exemplo, os horóscopos que são verdadeira estupidez, restos de superstição de há 2000 anos quando julgavam que os astros eram deuses e nos influenciavam de tal maneira que nos tiram a liberdade. Isto é incompatível com a ciência, com a Bíblia… mas quantos não aderem sem qualquer reserva?

*****

Diz a Sagrada Escritura: «Não pratiqueis a adivinhação nem a magia. (…) Não consulteis os adivinhos. Não vos contamineis com isso. Eu sou o Senhor, Vosso Deus». (Lv.19, 26.31)

*****

Não devia ser, mas é
Uma triste realidade
Que ande toda a cristandade
Tão dividida na fé.

Para concordar com isto,
Basta ter a mente sã:
Há uma só fé cristã,
A que nos deu Jesus Cristo

Jornal “Avé Maria” (Semanário) - Vila Real, 16 de Outubro de 2011

Textos mais lidos!

Levar a comunhão aos doentes

O “Sacramento” da Quaresma

Horários das Missas em Constantim

Queremos seguir Jesus - 3ª Ano

Comunhão dos doentes pelos Ministros Extraordinários da Comunhão

Quaresma - tempo de partilha

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

O abraço da paz

Quem é o acólito?