O impacto do Cristianismo


Império Romano - O impacto do Cristianismo
O Cristianismo fez entrar no Império Romano uma nova conceção de vida; introduziu outras bases à vida e à morte, à família e à pessoa, à propriedade, aos filhos, ao sexo e ao próprio Estado, numa palavra, introduziu novos valores ou com outras bases.

Apesar das resistências e perseguições… o cristianismo modificou aquela sociedade: as pessoas tornaram-se iguais e solidárias, a vida é olhada como passagem e a morte como nascimento para a eternidade, a propriedade adquire a dimensão de serviço, a família torna-se estável e os filhos uma bênção de Deus, o sexo torna-se sagrado, o Estado deixa de ser divinizado…

Tudo isto é consequência de algo mais profundo: mundo limitado criado por Deus infinito que, diante da situação da humanidade, não hesita em enviar o seu Filho à terra para nos salvar.

O sangue dos perseguidos tornou-se semente de cristãos e o Império Romano, pagão, tornou-se cristão… Mas hoje, parece querer, em tantos aspetos, regressar ao paganismo.

*****

Diz a Sagrada Escritura: «Nada temas das coisas que hás-de padecer. (…) Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da Vida(Ap. 2. 10)

*****

Se te gabas de ser teu
O poder da liberdade,
Tens responsabilidade
Em ser crente ou ateu.

Já que a humana inteligência,
Sem Deus esbarra em mistério,
Quem levar a vida a sério
Procura-O com diligência.

In Jornal “Avé Maria” (Semanário) – Vila Real, 17.06.2012

Textos mais lidos!

Levar a comunhão aos doentes

O “Sacramento” da Quaresma

Horários das Missas em Constantim

Queremos seguir Jesus - 3ª Ano

Comunhão dos doentes pelos Ministros Extraordinários da Comunhão

Quaresma - tempo de partilha

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

O abraço da paz

Quem é o acólito?