Encontro de Acólitos de Constantim - Arciprestado do Centro I



 
Realizou-se no passado dia 25 de Outubro (Sábado), entre as 9h00 e as 14h00, o Encontro de Acólitos de Constantim - Arciprestado do Centro I (Vila Real e Sabrosa).

As actividades, de acordo com o programa previsto, iniciaram-se às 9h00, com o acolhimento, no Centro Social e Paroquial de Constantim. Depois da Oração de Laudes, presidida pelo nosso pároco, Pe. Ricardo Pinto, foi apresentada, pelo Pe. Hélder Libório (Responsável pelo Secretariado Diocesano da Liturgia) uma breve conferência que abordou os temas “O acólito é!” e “O acólito na Família”.

Já na igreja paroquial, foi celebrada a Santa Missa, a que se seguiu um Momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

O Encontro terminou com um almoço partilhado.

De acordo com o Livro do Acólito, editado pelo Secretariado Nacional de Liturgia, «A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Dado que se pode acompanhar alguém indo à frente, ao lado ou atrás de outras pessoas, acólito é aquele ou aquela que, na celebração da liturgia, precede, vai ao lado ou segue outras pessoas, para as servir e ajudar.»

O acólito pode ser instituído ou não. A maioria dos acólitos, de ambos os sexos, que exercem o seu ministério nas diversas paróquias, são acólitos não instituídos. No entanto, eles e elas prestam um serviço inestimável à Igreja, servindo Jesus Cristo na pessoa que preside à celebração litúrgica.

Anualmente, o Serviço Nacional de Acólitos realiza, no dia 1 de Maio, uma Peregrinação Nacional de Acólitos a Fátima.

Em 2015, de 4 a 6 de Agosto, vai realizar-se Peregrinação Internacional de Acólitos a Roma.

Periodicamente, o Grupo de Acólitos de Constantim pretende promover actividades deste género e outras, para as quais vai sempre convidar os grupos de acólitos das outras paróquias do Arciprestado do Centro I e, quando foi considerado conveniente, mesmo de toda a Diocese de Vila Real.
 

Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Quem é o acólito?

Tempo Pascal são cinquenta dias!

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

O sacrário rotativo da Igreja Paroquial de Constantim – Vila Real

A trave e o argueiro

Oração da Serenidade