«Eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O»


Tal como o olho são e puro recebe o raio luminoso que lhe é enviado, assim o olho da fé, com a pupila da simplicidade, reconhece a voz de Deus quando o homem a escuta. 

A luz imanente da sua palavra ergue-se nele, e o homem lança-se alegremente à sua frente e recebe-a, como dizia Nosso Senhor no seu Evangelho: «As minhas ovelhas escutam a minha voz e seguem-Me» (Jo 10,27).

Foi com esta pureza e esta simplicidade que os apóstolos seguiram a palavra de Cristo.

O mundo não os pôde impedir, nem os hábitos humanos os puderam reter, nem nenhum dos bens que passam por ter algum valor no mundo os puderam estorvar. 

Estas almas tinham sentido Deus e viviam na fé; para almas como estas, nada pode ser mais importante do que a palavra de Deus.

Esta é fraca nas almas mortas; e é porque a alma está morta que, de forte, a Palavra se torna fraca e o ensino de Deus, de válido, perde força.

Porque toda a atividade do homem se dirige para onde ele vive; aquele que vive para o mundo põe ao serviço do mundo os seus pensamentos e os seus sentidos, enquanto aquele que vive para Deus gira, em todas as suas ações, em torno dos seus poderosos mandamentos.

Todos os que têm sido chamados têm obedecido à voz que os chamava, desde que o amor das coisas terrenas não pesasse nas suas almas.

Porque os vínculos do mundo são um peso para a inteligência e os pensamentos, e os que estão por eles presos e obstruídos dificilmente percebem a voz de Deus que os chama.

Mas os apóstolos e, antes deles, os justos e os patriarcas não eram assim; eles obedeceram como vivos, e partiram ligeiros, porque nenhum bem deste mundo os estorvava com o seu peso.

Nada pode atar e entravar a alma que sente Deus: está aberta e pronta, de modo que a luz da voz divina a encontra em estado de a receber sempre que vem.

Filoxeno de Mabug (?-c. 523), bispo da Síria | Homília 4, 77ss-


*****

Sobre São Filoxeno de Mabug

"São Filoxeno de Mabug, nascido em Tahal , uma vila no distrito de Beth Garmaï, leste do rio Tigre, no norte do Iraque, é também conhecido por “São Filoxeno de Hierápolis”, e foi um dos mais brilhantes intelectuais da Igreja Ortodoxa Siríaca (ou Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia) e grande defensor, junto de São Severo de Antioquia, da doutrina cristológica formulada por São Cirilo de Alexandria, conhecida por “miafisismo”, que afirmava que Jesus possuía uma natureza (no sentido de união hipostática = pessoa) de duas naturezas (Divina e Humana).

São Filoxeno de Mabug, que foi educado em Edessa (atualmente na Turquia), assim como São Cirilo de Alexandria, entendia physis como equivalente a hypostasis (pessoa), e afirmava que as duas naturezas (physis), antes da união, resultou da união de ambas em uma só natureza (mia physis) subsistente, uma hypostasis, o Logos, em que todas as características da divindade e da humanidade se unem substancialmente num único sujeito, Cristo, Deus e homem."


Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Quem é o acólito?

Tempo Pascal são cinquenta dias!

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

O abraço da paz

A trave e o argueiro

Oração da Serenidade