«Zaqueu [...] procurava ver quem era Jesus»



Os ricos têm de aprender que não é pecado ser rico; o que é pecado é não saber utilizar a própria riqueza. Porque as riquezas impedem os maus de alcançar a virtude, mas ajudam os bons. Zaqueu, que era rico, foi escolhido por Cristo, mas depois de dar metade dos seus bens aos pobres e de reembolsar o quádruplo do que tinha retido de modo fraudulento. Pois não basta uma só coisa, e a generosidade perde o valor quando a injustiça permanece; não se pedem os restos, mas a entrega. Foi por isso que ele recebeu uma recompensa mais abundante que a sua generosidade. E ainda bem que é denominado chefe de publicanos; com efeito, quem poderá desesperar, quando o próprio Zaqueu conseguiu? Pois Zaqueu tirava o seu rendimento da fraude.


«Procurava ver quem era Jesus, mas, devido à multidão, não podia vê-l’O, porque era de pequena estatura.» [...] Enquanto se encontra no meio da multidão, Zaqueu não consegue ver a Cristo; só quando se eleva acima da multidão é capaz de O avistar. [...] E Jesus viu Zaqueu no alto, porque a elevação que lhe deu a fé o fez emergir por entre os frutos das suas obras novas, como quem sobe ao alto de uma árvore fecunda.


Santo Ambrósio (c. 340-397), bispo de Milão, doutor da Igreja | Comentário ao Evangelho de Lucas, 8, 90

Santo Ambrósio foi um pregador cheio do Espírito Santo


"Santo Ambrósio nasceu em Treves pelo ano 340. Ainda catecúmeno, quando por aclamação popular tornou-se bispo de Milão, Itália. Dedicou-se sobretudo ao estudo da Sagrada Escritura, com tanto empenho que logo a dominou.

Não era um intelectual puro; mas, um ótimo administrador da comunidade cristã confiada a ele. Tornou-se um verdadeiro pai espiritual dos jovens imperadores Graciano, Valentiniano II e do temível Teodósio I, que não hesitou em repreender asperamente, exigindo dele uma penitência pública de expiação quando, para conter uma revolta, fez massacrar a população de Tessalónica.

Santo Ambrósio é o símbolo da Igreja renascente após os sofridos anos de vida escondida e das perseguições romanas. Santo Agostinho foi seu ouvinte assíduo, como refere-nos em suas Confissões; tendo sido batizado por ele."

Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Quem é o acólito?

Tempo Pascal são cinquenta dias!

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

O sacrário rotativo da Igreja Paroquial de Constantim – Vila Real

Oração da Serenidade

A trave e o argueiro