«Seguir-Te-ei para onde quer que fores»

«Seguir-Te-ei para onde quer que fores»

“Naquele tempo, Jesus e os seus discípulos iam a caminho de Jerusalém, quando alguém Lhe disse: «Seguir-Te-ei para onde quer que fores».

Jesus respondeu-lhe: «As raposas têm as suas tocas, e as aves do céu os seus ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça».

Depois disse a outro: «Segue-Me». Ele respondeu: «Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai».

Disse-lhe Jesus: «Deixa que os mortos sepultem os seus mortos; tu, vai anunciar o Reino de Deus».

Disse-Lhe ainda outro: «Seguir-Te-ei, Senhor; mas deixa-me ir primeiro despedir-me da minha família».

Jesus respondeu-lhe: «Quem tiver lançado as mãos ao arado e olhar para trás não serve para o Reino de Deus».” (Lc 9,57-62)

*****

«Seguir-Te-ei para onde quer que fores»

“Tu, alegria transbordante do meu espírito, Tu, louvor do meu coração e da minha boca, meu Jesus: seguir-Te-ei para onde quer que fores.

Quando tiveres reivindicado o meu coração para Ti e o tiveres possuído por inteiro, nunca mais poderás ser-me tirado. [...]

«Esta é a geração dos que procuram o Senhor, dos que procuram a face do Deus de Jacob» (Sl 23,6). [...]

Inscreve-me, doce Jesus, e conta-me na geração dos que Te conhecem, Deus de Israel, na geração dos que procuram a tua face, Deus de Jacob, na geração dos que Te amam, Deus dos exércitos.

Faz com que, de mãos inocentes e coração puro, eu receba a bênção e a misericórdia de Ti, ó Deus da minha salvação. [...]

Cordeiro de Deus, neste caminho por onde ando, segura-me a mão direita, não vá eu cair.

Cordeiro de Deus, faz com que cumpra fielmente, mediante o teu socorro, aquilo que comecei em teu nome.

Cordeiro de Deus, que os meus pecados não sejam para mim um obstáculo, mas que, em todas estas demandas, a tua misericórdia me faça progredir.

Ó Cristo, escuta-me, e à hora da minha morte faz-me rejubilar com a tua salvação.”

Santa Gertrudes de Helfta (1256-1301), monja beneditina | Exercícios IV, SC 127 | Imagem

*****

Santa Gertrudes de Helfta, a padroeira dos místicos cristãos

A Igreja também venera uma santa considerada padroeira das pessoas místicas: Santa Gertrudes, vidente do Sagrado Coração de Jesus, cuja festa litúrgica é celebrada em 16 de novembro.

Nascida na Alemanha em 6 de janeiro de 1256, ela foi enviada aos 5 anos de idade para estudar no mosteiro beneditino de Helfta, onde sua irmã, Santa Matilde, foi abadessa e sua professora.

Após tomar o hábito, na adolescência, ela se tornou amiga de Santa Matilde de Hackeborn, que, assim como ela própria, também era especial devota do Sagrado Coração de Jesus. Ler+  

Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Levar a comunhão aos doentes

Quem é o acólito?

Mensagem para o dia da Mãe da Comissão Episcopal do Laicado e Família – 5 de maio de 2024

O abraço da paz

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

Oração da Serenidade

A trave e o argueiro