O Livro da Vida

Evangelho - O Livro da Vida

“Naquele tempo, vieram ter com Jesus sua Mãe e seus irmãos, mas não podiam chegar junto dele por causa da multidão.

Então disseram-Lhe: «Tua Mãe e teus irmãos estão lá fora e querem ver-Te».

Mas Jesus respondeu-lhes: «Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática».” (Lc 8,19-21)

*****

O Livro da Vida

“O Evangelho é o livro da vida do Senhor e está feito para se tornar o livro da nossa vida.

Não foi feito para ser compreendido, mas para ser abordado como um limiar de mistério. Não foi feito para ser lido, mas para ser recebido em nós.

Todas as suas palavras são Espírito e vida. Ágeis e livres, apenas esperam a avidez da nossa alma para nela se fundirem. Palavras vivas, são como o fermento inicial, que fecunda a nossa massa e a faz crescer com um estilo de vida novo. [...]

As palavras do Evangelho são milagrosas e, se não nos transformam, é porque não lhes pedimos que o façam.

A verdade é que em cada frase de Jesus, em cada um dos seus exemplos, permanece o poder forte que curou, purificou e ressuscitou; desde que sejamos, perante Ele, como o paralítico e o centurião, de respondermos imediatamente e com obediência plena. [...]

Ajudar-nos-á guardarmos em nós, no calor da nossa fé e da nossa esperança, a palavra à qual queremos obedecer; entre ela e a nossa vontade estabelecer-se-á então um pacto de vida.

Quando temos o Evangelho nas mãos, devemos pensar que nele habita o Verbo, que quer fazer-Se carne em nós, tomar conta de nós, para que, com o seu coração enxertado no nosso, com o seu espírito enxertado no nosso espírito, recomecemos a sua vida noutro sítio, noutro tempo, noutra sociedade humana.

Aprofundar o Evangelho desta maneira significa renunciar à própria vida para receber um destino que tem a Cristo como forma.”

Venerável Madaleine Delbrêl (1904-1964), missionária das pessoas da rua | «O Livro do Senhor» | Imagem

*****

Madeleine Delbrêl foi uma mística cristã, assistente social, ensaísta e poetisa. Nasceu a 24 de Outubro de 1904 em Mussidan-Dordogne, na França.

A sua família não praticava o catolicismo, embora tenha feito a primeira comunhão aos 12 anos, facto que, anos mais tarde, ela considerou como uma festa social. Aos 16 anos, depois de estudar Filosofia e Artes, em Paris, decidiu-se pelo ateísmo.

Poucos anos depois, dois acontecimentos na sua vida abalaram suas convicções:

- em 1923, o seu noivo deixa-a para entrar para um convento,

- e um ano depois, seu pai vem a falecer.

Em 1924, essas duas realidades levaram Madeleine a rezar, a buscar compreensão sobre a vida, o que ela disse ter sido uma “tempestuosa conversão”.

Buscou inspiração em Santa Teresa de Ávila, que sugeria pensar silenciosamente em Deus, pelo menos cinco minutos por dia.

“Eu decidi rezar […] mas foi Deus que me encontrou e eu encontrei-O como o Vivente que se pode amar como uma pessoa concreta”, registrou Madeleine anos mais tarde.” Fonte

Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Quem é o acólito?

Mensagem para o dia da Mãe da Comissão Episcopal do Laicado e Família – 5 de maio de 2024

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

O abraço da paz

Tempo Pascal são cinquenta dias!

Oração da Serenidade