«A vida de uma pessoa não depende da abundância dos seus bens» (Lc 12,15)

 

«A vida de uma pessoa não depende da abundância dos seus bens» (Lc 12,15)

«A vida de uma pessoa não depende da abundância dos seus bens» (Lc 12,15)


“Naquele tempo, alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: «Mestre, diz a meu irmão que reparta a herança comigo».


Jesus respondeu-lhe: «Amigo, quem Me fez juiz ou árbitro das vossas partilhas?».


Depois disse aos presentes: «Vede bem, guardai-vos de toda a avareza: a vida de uma pessoa não depende da abundância dos seus bens».


E disse-lhes esta parábola: «O campo dum homem rico tinha produzido excelente colheita.


Ele pensou consigo: "Que hei-de fazer, pois não tenho onde guardar a minha colheita?


Vou fazer assim: deitarei abaixo os meus celeiros para construir outros maiores, onde guardarei todo o meu trigo e os meus bens.


Então poderei dizer a mim mesmo: minha alma, tens muitos bens em depósito para longos anos; descansa, come, bebe, regala-te".


Mas Deus respondeu-lhe: "Insensato! Esta noite terás de entregar a tua alma. O que preparaste, para quem será?"


Assim acontece a quem acumula para si, em vez de se tornar rico aos olhos de Deus».” (Lc 12,13-21)


*****


Deus é o nosso único bem!


“Talvez alguém diga: «Dentro de tantos anos, farei isto ou aquilo».


Mas, ao dizeres isto sem sequer saberes como passarás o dia de hoje, não te parece ouvir dentro de ti aquela pergunta: «Insensato! Esta noite terás de entregar a tua alma. O que preparaste, para quem será?»?


Imitemos, pois, a união indissolúvel dos apóstolos com o Mestre de todos e nosso Deus.


Apressai-vos, portanto, a procurar a salvação, porque estais sob o olhar do Senhor!


Apreciemos sofrer algumas aflições, para podermos rejubilar eternamente!


Ainda que ele seja penoso, aceitemos o sonho efémero da vida presente, para fruirmos do dia eterno no Reino dos Céus!


Eis que Deus nos chama, eis que Ele nos estende a mão, eis que o Espírito Santo trabalha connosco, eis que o Senhor Jesus Cristo vos sustenta com a sua mão direita.


Não tenhamos medo! O demónio foi dominado, obtivemos uma vitória sobre ele, Cristo ressuscitou, a morte perdeu o seu poder (cf Rom 6,9), as forças de Beliar foram arrasadas.


Sois filhos preciosos e delicados, retirais o vosso prémio da doçura da virtude, sois mais puros que o ouro (cf Lam 4,2; Ap 21,18.21), luzis com um brilho mais intenso que o dos diamantes, sois semelhantes a jovens noivas, desejosas de Deus, sois filhos do Céu, dignos de toda a admiração!


O vosso único bem, a vossa pátria, a única vida conforme com a vossa herança é Deus, o Senhor de todos, o Autor da criação.


Mais um pouco e teremos vencido, mais um pouco e encontraremos a morte. Sede todos salvos, tende coragem no Senhor!”


São Teodoro Estudita (759-826), monge de Constantinopla | Catequese 16 | Imagem

Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Quem é o acólito?

Mensagem para o dia da Mãe da Comissão Episcopal do Laicado e Família – 5 de maio de 2024

Tempo Pascal são cinquenta dias!

O abraço da paz

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

Oração da Serenidade