Duas formas de incenso | Orações


Perto da igreja, havia uma oficina onde o ferreiro labutava de sol a sol dando ao fole, deitando carvão ao fogo, batendo o ferro na bigorna.

Um dia, conta Catulo da Paixão Cearense, autor do célebre Luar do Sertão, um minúsculo floco da forja saindo numa nuvem escura de fumo encontrou-se com um outro minúsculo floco de incenso que, saído da igreja, pairava no ar, numa nuvem ténue e perfumada.

Ao ver-se invadida por aquela conspurcada nuvem da forja do ferreiro, o minúsculo floco de incenso disse:

- Afasta-te de mim, profano fumo. Não me venhas conspurcar! Não manches a minha candura!

Ao que o floco saído da forja do ferreiro respondeu:

- Eu venho do turíbulo do malho.
Se estou suja é do incenso do trabalho,
e minha negridão não me escurece.
Eu sei que sou profana e sou da forja,
mas se vens de um altar, eu venho duma forja,
a forja é também um altar,
e o trabalho é uma prece

Esta pequena parábola vem-nos dizer que o trabalho também se pode transformar em oração e louvor quando feito com amor.

A oração na igreja deve transformar-se na oração de todas as horas do dia.

Não é só nos genuflexórios do templo que se fazem belas orações.

Elas podem fazer-se também na oficina, no escritório, pelos caminhos...

Fonte: “Almanaque Boa Nova” – 2008 | Imagem

Sugestões: 

Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Quem é o acólito?

Tempo Pascal são cinquenta dias!

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

O sacrário rotativo da Igreja Paroquial de Constantim – Vila Real

Oração da Serenidade

A trave e o argueiro