A verdadeira violência que se apodera do reino dos Céus



Josué atravessou o Jordão para atacar a cidade de Jericó. Mas São Paulo esclarece-nos: «Nós não temos de lutar contra a carne e o sangue, mas contra os principados, potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra os espíritos malignos espalhados pelos ares» (Ef 6,12). As coisas que foram escritas são imagens e símbolos. Porque Paulo diz noutra passagem: «Todas estas coisas lhes sucederam para nosso exemplo e foram escritas para nos servirem de advertência, a nós que chegámos aos fins dos tempos» (1Cor 10,11). Pois bem, se estas coisas foram escritas para nossa instrução, porque te demoras? Tal como Josué, partamos para a guerra, tomemos de assalto a mais vasta cidade do mundo, que é a maldade, e destruamos as muralhas orgulhosas do pecado.
Olhas em teu redor, para veres que caminho tomar, que campo de batalha escolher? Vais certamente espantar-te com as minhas palavras, que no entanto são verdadeiras: limita a procura a ti mesmo. É em ti que se encontra o combate que deves travar, é no teu interior que está o edifício do mal e do pecado que é necessário destruir; o teu inimigo está no fundo do teu coração. Não sou eu que o digo, é Cristo; escuta-O: «Do coração procedem os maus pensamentos, os assassínios, os adultérios, as prostituições, os roubos, os falsos testemunhos e as blasfémias» (Mt 15,19). Tens noção do poder deste exército inimigo, que avança contra ti do fundo do teu coração? Pois esses são os teus verdadeiros inimigos.
Orígenes (c. 185-253), presbítero, teólogo | Homilias sobre Josué, n.º 5

Sobre Orígenes

Teólogo alexandrino, nascido cerca do ano de 185 na cidade de Alexandria, Egito, era filho do mártir Leónidas (cristão perseguido e morto pelos romanos). A sua instrução foi iniciada com o pai e aos dezassete anos (pouco depois do pai ser morto) abriu uma escola na qual ensinava Gramática. Foi ainda ensinado por Amónio Sacas (um dos mais relevantes neoplatónicos), Clemente de Alexandria e Panténio.
No ano 203 tornou-se diretor da escola de catequese (ou Escola Catequética) de Alexandria, por encargo do bispo desta cidade, então chamado Demétrio. No ano de 230 foi ordenado pelo bispo Teoctisto de Cesareia. Esta ordenação causou grande controvérsia, visto que Orígenes não pertencia à diocese de Cesareia e se tinha auto-mutilado, tornando-se eunuco, algo que a Igreja condenava. Assim, por instâncias do bispo de Alexandria, Orígenes foi excomungado por um sínodo e, a partir de 231, dedicou-se a ensinar numa escola por si fundada em Cesareia da Palestina. Foi preso e torturado na cidade de Tiro devido às suas convicções religiosas durante as perseguições levadas a cabo pelo imperador Décio, no ano de 250. Sabe-se que esteve igualmente em Nicomédia, na Arábia, em Atenas e em Cesareia da Capadócia. A interpretação que Orígenes fez da Bíblia levou à criação de uma doutrina denominada "origenismo", na qual se tenta conciliar o neoplatonismo e o cristianismo e que teve seguidores como Eusébio de Cesareia e Dionísio de Alexandria. Nela explicava, entre outras coisas, que o Homem é composto por três aspetos (que se aplicam às Escrituras), sendo eles o espiritual, o moral e o histórico. A partir do século IV esta doutrina foi condenada e considerada herética pela Igreja. Entre as inúmeras obras de Orígenes destacam-se o tratado "Dos Princípios" ou Periarchon, em grego (posteriormente traduzido para o latim por São Jerónimo), Stromates, estudos sobre as Sagradas Escrituras e uma grande quantidade de cartas.
Estima-se que tenha morrido por volta de 253-254, na mesma cidade em que nasceu.

Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Quem é o acólito?

Mensagem para o dia da Mãe da Comissão Episcopal do Laicado e Família – 5 de maio de 2024

O abraço da paz

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

Oração da Serenidade

A trave e o argueiro