A verdadeira violência que se apodera do reino dos Céus
Josué
atravessou o Jordão para atacar a cidade de Jericó. Mas São Paulo
esclarece-nos: «Nós não temos de lutar contra a carne e o sangue, mas contra os
principados, potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra os
espíritos malignos espalhados pelos ares» (Ef 6,12). As coisas que foram escritas
são imagens e símbolos. Porque Paulo diz noutra passagem: «Todas estas coisas
lhes sucederam para nosso exemplo e foram escritas para nos servirem de
advertência, a nós que chegámos aos fins dos tempos» (1Cor 10,11). Pois bem, se
estas coisas foram escritas para nossa instrução, porque te demoras? Tal como
Josué, partamos para a guerra, tomemos de assalto a mais vasta cidade do mundo,
que é a maldade, e destruamos as muralhas orgulhosas do pecado.
Olhas
em teu redor, para veres que caminho tomar, que campo de batalha escolher? Vais
certamente espantar-te com as minhas palavras, que no entanto são verdadeiras:
limita a procura a ti mesmo. É em ti que se encontra o combate que deves
travar, é no teu interior que está o edifício do mal e do pecado que é
necessário destruir; o teu inimigo está no fundo do teu coração. Não sou eu que
o digo, é Cristo; escuta-O: «Do coração procedem os maus pensamentos, os
assassínios, os adultérios, as prostituições, os roubos, os falsos testemunhos
e as blasfémias» (Mt 15,19). Tens noção do poder deste exército inimigo, que
avança contra ti do fundo do teu coração? Pois esses são os teus verdadeiros
inimigos.
Orígenes
(c. 185-253), presbítero, teólogo | Homilias sobre Josué, n.º 5
Sobre Orígenes
Teólogo
alexandrino, nascido cerca do ano de 185 na cidade de Alexandria, Egito, era
filho do mártir Leónidas (cristão perseguido e morto pelos romanos). A sua
instrução foi iniciada com o pai e aos dezassete anos (pouco depois do pai ser
morto) abriu uma escola na qual ensinava Gramática. Foi ainda ensinado por
Amónio Sacas (um dos mais relevantes neoplatónicos), Clemente de Alexandria e
Panténio.
No
ano 203 tornou-se diretor da escola de catequese (ou Escola Catequética) de
Alexandria, por encargo do bispo desta cidade, então chamado Demétrio. No ano
de 230 foi ordenado pelo bispo Teoctisto de Cesareia. Esta ordenação causou
grande controvérsia, visto que Orígenes não pertencia à diocese de Cesareia e
se tinha auto-mutilado, tornando-se eunuco, algo que a Igreja condenava. Assim,
por instâncias do bispo de Alexandria, Orígenes foi excomungado por um sínodo
e, a partir de 231, dedicou-se a ensinar numa escola por si fundada em Cesareia
da Palestina. Foi preso e torturado na cidade de Tiro devido às suas convicções
religiosas durante as perseguições levadas a cabo pelo imperador Décio, no ano
de 250. Sabe-se que esteve igualmente em Nicomédia, na Arábia, em Atenas e em
Cesareia da Capadócia. A interpretação que Orígenes fez da Bíblia levou à
criação de uma doutrina denominada "origenismo", na qual se tenta
conciliar o neoplatonismo e o cristianismo e que teve seguidores como Eusébio de Cesareia e Dionísio de Alexandria. Nela explicava, entre outras coisas, que
o Homem é composto por três aspetos (que se aplicam às Escrituras), sendo eles
o espiritual, o moral e o histórico. A partir do século IV esta doutrina foi
condenada e considerada herética pela Igreja. Entre as inúmeras obras de
Orígenes destacam-se o tratado "Dos Princípios" ou Periarchon, em grego
(posteriormente traduzido para o latim por São Jerónimo), Stromates, estudos
sobre as Sagradas Escrituras e uma grande quantidade de cartas.
Estima-se
que tenha morrido por volta de 253-254, na mesma cidade em que nasceu.