«Não é só Deus que pode perdoar os pecados?»


"Ó infeliz Adão! Que querias tu, para além da presença divina? Mas, ingrato, eis que ruminas malfeitorias: «Serei como Deus!» (cf Gn 3,5) Que orgulho intolerável! Acabas de ser feito de barro e de lodo e, na tua insolência, queres ser comparável a Deus? [...] Foi assim que o orgulho engendrou a desobediência, causa da nossa infelicidade. [...]
Que humildade poderia compensar tal orgulho? Que obediência de homem poderia redimir semelhante falta? Cativo, como poderia ele libertar um cativo? Impuro, como poderia libertar um impuro? Meu Deus, irá então a vossa criatura perecer? «Ter-se-á Deus esquecido da sua compaixão, ou terá fechado com ira o seu coração?» (Sl 77,10) Oh, não! «Os desígnios que tenho acerca de vós [são] desígnios de prosperidade e não de calamidade», diz o Senhor (Jer 29,11).
Apressa-Te então, Senhor: vem depressa! Vê as lágrimas dos pobres. Escuta, «chegue junto de Ti o gemido dos cativos» (Sl 79,11). Que tempo de felicidade, que dia amado e desejado surgirá quando a voz do Pai gritar: «Por causa da aflição dos humildes e dos gemidos dos pobres, Me levantarei» (Sl 12,6). [...] Sim, «Salva-nos, Senhor, pois cada vez há menos justos!» (Sl 12,2)."
Santo Aelredo de Rievaulx (1110-1167), monge cisterciense | Sermão para a Natividade

Santo Aelredo [Elredo] de Rievaulx

Elredo (Hexham, Northumberland, 1110 — Rievaulx, Yorkshire, 12 de janeiro de 1167) também Aelred, Ælred, Æthelred, etc., foi um escritor inglês, abade de Rievaulx de 1147 até sua morte, e santo.
Elredo foi um dos três filhos de Eilaf, sacerdote de Santo André em Hexham e ele próprio um filho de Eilaf, tesoureiro em Durham.
Elredo nasceu em Hexham, Northumbria, em 1110. Viveu vários anos na corte do rei David I da Escócia, passando a ser Master of the Household antes de deixar a corte para ingressar na abadia cisterciense de Rievaulx, em Yorkshire, em 1134, aos vinte e quatro anos de idade. Pode ter sido parcialmente educado por Lawrence de Durham, que enviou-lhe uma hagiografia de Santa Brígida.
Tornou-se abade de uma nova casa da sua ordem em Revesby, Lincolnshire, em 1142,e, posteriormente, abade de Rievaulx, em 1147. Passou o resto de sua vida no mosteiro. Sob sua administração a comunidade cresceu rapidamente e chegou a ter cerca de cem monges e quatrocentos irmãos leigos. Fez visitas anuais a várias comunidades fundadas a partir de Rievaulx, na Inglaterra e Escócia e às abadias francesas de Cister e Claraval. Ficou registrado que Elredo sofreu de uma doença não especificada, porém muito dolorosa em seus últimos anos de vida. Continuar a ler na fonte 

Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Quem é o acólito?

Tempo Pascal são cinquenta dias!

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

O sacrário rotativo da Igreja Paroquial de Constantim – Vila Real

Oração da Serenidade

A trave e o argueiro