Santo António “A representação iconográfica de Santo António está ligada a um conjunto de símbolos - a juventude, o burel, o livro, o Menino Jesus, o lírio, a chama, o coração, o pão - que exprimem ora uma característica da sua personalidade ( função de recordação ), ou os dons e as qualidades que lhe são atribuídos pela devoção popular ( função simbólica ). - A imagem mais popular representa Santo António na figura de um frade jovem, com o Menino Jesus ao colo e um lírio na mão. - A juventude apresenta a personagem ideal, pura, bondosa e atraente. - O burel franciscano (castanho ou preto) recorda a pertença do Santo à Ordem Franciscana , mas com características próprias. Há até quem julgue que ele é o fundador da sua própria ordem, e não S. Francisco de Assis . - O Menino Jesus evoca a visão que ele teve em Camposampiero , e exprime a sua dedicação à humanidade de Cristo e à sua intimidade com Deus. - O lírio recorda a sua pureza e a luta contra o demónio travada de...
No dia 26 de Março de 1984, um dia após a solene consagração que João Paulo II f ez em Roma, diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima ida propositadamente da Cova da Iria , o Bispo de Leiria, o reitor do Santuário e o P. Kondor foram convidados a almoçar com o Santo Padre. Estavam convidados também Mons. Dziwsz, secretário do Papa, Mons. Silveira seu “professor de português", e o Cardeal Casaroli, secretário de Estado do Vaticano. Durante a refeição falou-se obviamente de Fátima. " No final do almoço, todos nos dirigimos para a capela privada do Santo Padre, para rezar diante do Santíssimo ", recorda por sua vez o reitor do Santuário de Fátima. " Quando todos já nos encaminhávamos em direcção à saída, o Santo Padre pediu-nos para esperarmos uns instantes ”. Mons. Luciano Guerra conta que o secretário do Papa sai da sala e desaparece. Poucos minutos depois, regressa, trazendo na mão uma pequena caixa que os convidados não identificam imediatamente. ...
Levar a comunhão aos doentes é prática, na Igreja , desde os inícios. É a principal razão de ser da reserva eucarística nos sacrários. Normalmente esse serviço é realizado aos domingos. Como nem sempre o padre está disponível, foram instituídos os Ministros Extraordinários da Comunhão que, confirmados pelo Bispo da Diocese , exercem essa missão. Não substituem o padre, ajudam-no nessa tarefa ou noutra que lhes seja confiada. Quando, numa celebração, há padres, diáconos ou acólitos instituídos… compete a estes distribuir a Sagrada Comunhão , não aos ministros. Escolher alguém para ministro… não é “prémio” ou “condecoração” mas é pedir-lhe um serviço. Nalguns lugares faz-se de maneira discreta, noutros com alguma visibilidade: depois da Sagrada Comunhão , os ministros aproximam-se do altar e o celebrante, ao entregar o relicário, diz-lhes: “ Ide levar o Corpo de Cristo aos irmãos doentes ”, uma forma de sublinhar a união da assembleia com eles. ***** D...
O gesto da paz é um rito muito apreciado nas nossas assembleias. O excesso de entusiasmo que, no início, suscitou foi temperado pela nova Introdução Geral do Missal Romano , que convida a desejar-se a paz “ de maneira sóbria e unicamente àqueles que nos rodeiam ”. (nº82) O importante neste gesto é o sentido simbólico. Não se trata de efusões de alegria entre uma banda de amigos que exprimem assim o gosto do reencontro e de estarem juntos, nem de uma ocasião para saudar as pessoas – que se pode fazer no início ou no fim das celebrações – mas de mostrar que desejamos entrar na dimensão de paz que Jesus traz ao mundo e que ultrapassa os nossos conflitos. Por vezes até se vê estender as duas mãos ao outro: gesto ao mesmo tempo sóbrio e mais significativo do que o simples aperto de mão e pode exprimir melhor o alcance simbólico do rito. ***** Diz a Sagrada Escritura: « Que o Deus da Paz… vos torne aptos para toda a espécie de bem, a fim de que façais a Sua vonta...
“Entre todos estes elementos [do retábulo do altar-mor] evidencia-se o sacrário rotativo de apurado trabalho em talha dourada que está inserido num corpo poligonal definido por colunelos emparelhados. Deverá situar-se na primeira metade do século XVII, a ter em atenção a identidade como retábulo: os colunelos do tambor, da mesma sensibilidade estética que as colunas do retábulo, e as edículas, de gosto ainda da renascença. O sacrário que alberga é rotativo . Transporta-nos, de certo modo, a um rochedo a que se alude na base e cobertura. Trata-se de uma valiosa peça de arte portuguesa, cujo tema é a paixão de Cristo [cenas em baixo-relevo]: a Flagelação , Ecce Homo , Cristo na Cruz e Ressurreição , com a particularidade do seu interior ser talhado a canivete. (…) Esta representação é singular, pois trata-se de uma obra de ensamblagem, cuja técnica, além de revelar mestria, alia a perfeição estética das figuras ao tratamento fino da expressão e dos volumes.” A flagelação...
«A palavra acólito vem do verbo acolitar , que significa acompanhar no caminho. Dado que se pode acompanhar alguém indo à frente, ao lado ou atrás de outras pessoas, acólito é aquele ou aquela que, na celebração da liturgia , precede, vai ao lado ou segue outras pessoas, para as servir e ajudar. Quem é que o acólito acompanha e serve? Em primeiro lugar acompanha e serve o presidente da celebração da missa, que tanto pode ser o bispo como o presbítero; em segundo lugar acompanha e serve o diácono, o ministro extraordinário da comunhão, ou outras pessoas que precisam de ser ajudadas durante a celebração. Noutras celebrações, acompanha e serve as pessoas responsáveis por essas mesmas celebrações. Quando é que o acólito começa a ajudar e a servir o presidente da missa ? Quando o bispo ou o presbítero, na sacristia, tomam as suas vestes. Já então o acólito deve estar vestido e pronto, para poder ajudar. Depois, acompanha-os na procissão de entrada, indo...
No dia 22 de Outubro, Sábado, vésperas do Dia Mundial das Missões 2016, o Grupo da Catequese Paroquial de Constantim reuniu-se para um “ Encontro de Catequese ” diferente: rezar o Terço Missionário . Aqui deixamos o guião desta actividade missionária: ( Antes do início do Terço Missionário, a todos os presentes é entregue um círculo – tem de haver 10 círculos de 5 cores diferentes – um por cada mistério, correspondente a cada um dos continentes: América, Europa, África, Ásia, Oceânia). Depois de todos apresentarem a intenção para o respectivo mistério, um elemento presente reza a 1ª parte da Avé Maria . Enquanto todos rezam a 2ª parte (Santa Maria…) , esse elemento vai colocar o círculo que lhe foi entregue, para se ir construindo o Terço, conforme se pode verificar na imagem. O Pai Nosso, no início de cada mistério, as três Avé Marias e a Salvé Rainha, no final, também são rezadas por todos.) Cântico inicial Quero ser como tu, como tu, Maria, como tu, um dia, como t...
"Professar a fé na Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo - equivale a crer num só Deus que é Amor (cf. Jo 4, 8): o Pai , que na plenitude dos tempos enviou o seu Filho para a nossa salvação; Jesus Cristo , que redimiu o mundo no mistério da sua morte e ressurreição; o Espírito Santo , que guia a Igreja através dos séculos, enquanto aguarda o regresso glorioso do Senhor." (Bento XVI) ***** “O mistério da Santíssima Trindade é um mistério de amor: amor de um Deus que se revela aos homens e, num gesto de infinita bondade, lhes dá o Seu Filho, o Qual, encarnando e entregando-Se, totalmente, aos homens até à morte de Cruz (Flp 2, 8), veio não para julgá-los, mas para salvá-los. Perante este amor de Deus, o homem só pode ter uma atitude: aceitar Jesus Cristo como seu Salvador deixar-se penetrar pelo Seu amor e iluminar pela Sua verdade, que é o Seu Evangelho de amor. Recusar Jesus Cristo é recusar a salvação. Deus não condena ninguém. Cada um de nós, com a sua aceitação ou r...
« LUZ GLORIOSA . São estas as primeiras palavras de um dos mais antigos hinos cristológicos. O Cristo Ressuscitado é a luz do mundo. Foi isto que motivou a vasta reflexão feita pelo Vaticano II para descobrir o mistério da Ressurreição . Antes, a atenção fixava-se de preferência na cruz. Ela é o “altar do mundo”, e é mais do que justo venerá-la. Nela “ esteve suspenso o Salvador do Mundo ” ( Sexta-Feira Santa, Convite na apresentação da Cruz ). Mas Ele sofreu e morreu para ressuscitar. Não podemos parar na cruz. Paixão e Ressurreição são duas faces inseparáveis da mesma medalha. Cristo «foi entregue por causa das nossas faltas e ressuscitado para nossa justificação » (Rm 4, 25). Também a Ressurreição tem valor salvífico: « Se Cristo não ressuscitou é vã a nossa pregação e vã a nossa fé » (1 Cor 15,14). Por outro lado, « Cristo, ressuscitado dentre os mortos já não morre; a morte já não tem domínio sobre Ele » (Rm 6,9). O Cristo que eu ...