Converter-se, ouvindo os repetidos apelos de Deus



"Meu Senhor Jesus, Tu, cujo amor por mim foi tão grande que Te fez descer do Céu para me salvar, querido Senhor, mostra-me o meu pecado, mostra-me a minha indignidade, ensina-me a arrepender-me sinceramente, na tua misericórdia, perdoa-me. 
Peço-Te, meu querido Salvador, que tomes posse da minha pessoa. Só o teu perdão o pode fazer. 
Sozinho, não posso salvar-me; não sou capaz de recuperar o que perdi. 
Sem Ti, não posso voltar-me para Ti, nem agradar-Te. 
Se apenas contar com as minhas forças, irei de mal a pior, fraquejarei completamente, tornar-me-ei duro por negligência. 
Serei eu, e não Tu, o centro de mim próprio. 
Adorarei qualquer ídolo moldado por mim, em vez de Te adorar a Ti, único Deus verdadeiro e meu Criador [...]. 
Ó meu querido Senhor, escuta-me! 
Já vivi o suficiente neste estado: a pairar, indeciso e medíocre; quero ser o teu fiel servidor, não quero pecar mais. 
Sê misericordioso para comigo, faz com que me seja possível, pela tua graça, tornar-me aquilo que sei que devo ser."
Beato John Henry Newman (1801-1890), teólogo, fundador do Oratório em Inglaterra | Meditações e Devoções, 3.ª parte, IV: Pecado, § 2

Cardeal John Henry Newman (1801-1890)

"Ainda que somente há alguns anos que sou católico, sei entretanto que o problema "por que sou católico" é muito diferente do problema "por que me converti ao catolicismo". 
Tantas coisas motivaram minha conversão e tantas outras continuam surgindo depois... todas elas são colocadas em evidência somente quando a primeira nos dá o empurrão que conduz à própria conversão.
Todas são também tão numerosas e tão diferentes umas das outras, que, no fim, o motivo originário e primordial pode chegar a nos parecer quase insignificante e secundário.
Cardeal Diácono de São George em Velabro, autor sagrado, filósofo, homem de letras, líder do Movimento Tractariano, e o mais ilustre converso inglês à Igreja.
Nascido na Cidade de Londres, em 21 de fevereiro de 1801, o mais velho de seis irmãos, três homens e três mulheres; morreu em Edgbaston, Birmingham, em 11 de agosto de 1890. Houveram certas discussões sobre sua ascendência com respeito a seu lado paterno.
Seu pai foi John Newman, um banqueiro, sua mãe Jemima Fourdrinier, de uma família Huguenote estabelecida em Londres como cinzeladores e fabricantes de papel.
Sabe-se que o sobrenome era escrito "Newmann"; está claro que muitos judeus, ingleses ou estrangeiros, o levaram, e a insinuação era que o cardeal era de ascendência judaica.
Mas não encontraram nenhuma evidência documentaria para confirmar tal ideia. Sua linhagem francesa é inegável. 
Recebeu de sua mãe seu treinamento religioso, um Calvinismo modificado; e provavelmente ajudou à "concisão lúcida" de suas palavras quando tratava de temas abstrusos.Continuar a ler na fonte

Sugestões:

Textos mais lidos!

VIA LUCIS - Caminho da Luz

Levar a comunhão aos doentes

Terço Missionário rezado pelo Grupo da Catequese Paroquial de Constantim

Quem é o acólito?

Tempo Pascal são cinquenta dias!

Semana Santa em Vila Real (13 a 20 de Abril de 2014)

O abraço da paz

A trave e o argueiro

Oração da Serenidade